Sob ataque de hackers, metrô de São Francisco deu passagem de graça aos usuários
Ataque fez com que os portões fossem abertos gratuitamente no final de semana passado
Desde a última sexta-feira, o serviço de trens municipal de São Francisco, nos Estados Unidos, vem sofrendo ataques digitais. Na tarde da última sexta, e em todo o sábado, os usuários das ferrovias se depararam com placas que diziam “Fora de serviço” nas máquinas de tickets. Os computadores das estações haviam sido invadidos e exibiam a mensagem “Você foi hackeado, TODA informação encriptada”.
Os hackers, além de efetuarem o bloqueio, pediam uma quantia de 100 bitcoins, por volta de US$73,000, para liberarem os sistemas de pagamentos. Enquanto isso não aconteceu e como algumas estações nao possuem bilheterias, apenas máquinas de tíquete, os administradores do sistema se viram obrigados a deixar usuários usarem o transporte gratuitamente.
A situação se agravou ontem, dia 29, após a normalização de todos os sistemas. Os hackers se pronunciaram novamente por meio de um comunicado à imprensa dizendo “Esperamos que a empresa tente consertar o erro corretamente, nós podemos ajudá-los. Caso contrário, nós vamos publicar 30 GB de bancos de dados e documentos, incluindo contratos, informações de empregados e usuários”.
Até o momento, a quantia requisitada pelos hackers não foi paga e segundo a Ferroviária Municipal de São Francisco, nenhum dado foi comprometido ou vazado, embora o ataque tenha chegado inclusive às contas de e-mail da organização. Isso é uma típica história padrão Mr. Robot, e provavelmente ainda não chegou ao seu fim.