Facebook estuda permitir a usuários que derrubem publicações que não respeitam direitos autorais de imagem

Facebook estuda permitir a usuários que derrubem publicações que não respeitam direitos autorais de imagem

Companhia começou testes essa semana com um pequeno grupo de "parceiros confiáveis" para entender dinâmicas por trás de uma função do tipo (incluindo aí memes)

por Pedro Strazza
cover-facebook4

O Facebook anunciou nesta segunda (21) uma atualização das diretrizes de direitos autorais dentro de seu ecossistema de plataformas que deve mudar bastante a forma como se dá o compartilhamento de imagens na rede social principal e no Instagram. A mudança no caso passa por uma série de novas parcerias para aumentar os poderes dos detentores dos direitos autorais na hora não apenas de declarar posse sobre o material, mas também de onde ele será exibido dentro dos aplicativos.

Embora não tenha sido divulgado ao público as empresas parceiras ou mesmo um calendário de quando o recurso vá ser disponibilizado, o gerente de produto Dave Axegard confirmou os planos ao The Verge comentando que o principal desafio no momento para a empresa é medir o poder envolvido na ferramenta. “Nós queremos garantir que nós entendemos o uso muito, muito bem a partir do conjunto de parceiros confiáveis que reunimos antes de expandir porque, como você imagina, uma função como esta é bastante sensível e poderosa” diz o executivo, que também declara que o estudo acontece para definir diretrizes sobre casos específicos como o de memes; “Nós queremos ter certeza que temos todas as salvaguardas à disposição para garantir que o público seja capaz de usar de maneira segura e apropriada”.

Na prática, a ferramenta teria um uso simples e particularmente importante a grandes veículos. Empresas e artistas poderiam monitorar o compartilhamento de imagens publicadas nas redes sociais a partir da página de gerenciamento de direitos autorais do Facebook, incluindo aí em perfis de Instagram, e escolher onde suas peças poderiam ser exibidas a partir de três caminhos: permitir o compartilhamento, sinalizar o derrubamento de uma página ou emitir um bloqueio por país, que inviabilizaria a exibição do material em uma região.

Para definir de quem seria a “posse” da imagem, o Facebook declara que vai pedir que o usuário suba um arquivo CSV com todos os metadados da peça e especificações de todos os locais em que os direitos autorais são válidos. Caso duas partes busquem posse da mesma imagem, o Facebook irá permitir um debate para decidir a questão mas deve pender para quem submeter primeiro o material – e aí se a situação azedar de vez a companhia vai manter ativo a submissão de relatórios de problemas.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link