Pesquisador do MIT cria cubos de gelo inteligentes para evitar que a bebedeira passe dos limites
Dhairya Dand, pesquisador do MIT Media Lab, teve uma experiência até que comum para alguns: depois de uma noite de muito álcool, ele acordou no hospital. Já o que ele fez para evitar que isso acontecesse de novo foi bem diferente: Dand produziu cubos de gelo inteligentes que avisam quando você já bebeu demais, além de brilharem de acordo com a batida da música ambiente.
Na prática, os eletrônicos instalados dentro dos cubos de gelo mostram o quanto e o quão rápido a pessoa já bebeu, mudando a cor de verde para laranja e, quando estiver além do limite, para vermelho. Ao chegar neste nível de alerta, os cubos enviam uma mensagem de texto a um amigo próximo da pessoa, através do smartphone.
[vimeo=http://vimeo.com/56772409]
Isso é possível devido aos materiais de que é feito o dispositivo em questão: bateria de célula de moeda, microcontrolador e transmissor infravermelho. Os três são moldados dentro de cubos feitos de material gelatinoso. O microntrolador conta o número de goles por bebida e, quando a bebedeira passa dos limites estabelecidos por Dand, o transmissor envia um sinal para o seu celular, ativando a mensagem de alerta com destino ao seu amigo.