Jeff Bezos já tem data pra sair do comando da Amazon
Executivo deixa cargo de CEO para Andy Jassy em julho, no aniversário de 27 anos da empresa

Já faz quase quatro meses que Jeff Bezos anunciou ao mundo seus planos de deixar o cargo de CEO da Amazon, mas desde a confirmação da passagem de bastão o executivo segue liderando a empresa. Durante a reunião com acionistas nesta quarta (26), porém, Bezos enfim estabeleceu o dia 5 de julho como data final para a transição de poder que vai permitir a Andy Jassy assumir seu lugar à frente da companhia.
De acordo com o repórter Dave Lee, do Financial Times, o dia foi escolhido porque marca o aniversário de 27 anos da criação da Amazon como uma empresa corporativa.
Como divulgado anteriormente, a transição de Bezos não marca seu fim junto da companhia, onde ele deve continuar como presidente executivo do conselho. Na reunião, o executivo comenta que optou por esse caminho para “se manter envolvido em iniciativas importantes da Amazon” enquanto cria “tempo e energia para se focar no Fundo do Dia 1, o Bezos Earth Fund, a Blue Origin, o Washington Post” e o que ele define como “outras paixões”.
Na prática, o executivo realiza uma manobra similar à de Bob Iger na Disney, abandonando a liderança da operação para focar no que lhe interessa de fato, com o bônus de sair da frente do que devem ser semanas difíceis pro comando da Amazon. Na terça (25), o procurador geral do estado de DC enfim submeteu à corte norte-americana um processo de antitruste contra a empresa, acusada por conta de violações feitas na União Europeia no ano passado, e que só soma a outros tantos processos encarados pela companhia ao redor do globo – incluindo os resultados da votação de sindicalização de uma unidade no Alabama em abril.