Boeing se inspira em “2001 – Uma Odisséia no Espaço” para criar trajes de astronautas da NASA
Teríamos um fã de Kubrick na Boeing?
Os novos trajes de astronautas da NASA, desenvolvidos pela Boeing e demonstrados esta semana, deixam claros duas coisas: que elas conseguem melhorar muito em relação ao anterior e alguém lá dentro realmente é fã do filme do diretor Stanley Kubrick. Os trajes são mais finos, lisos, e com cores vibrantes e, segundo o astronauta Eric Boe, a roupa é mais leve, com um formato mais justo e mais simples, o que é uma melhora significativa. Veja acima um vídeo de demonstração.
A vestimenta foi preparada justamente para suportar as condições da Starliner, um projeto de nave em andamento da Boeing para levar astronautas à Estação Espacial Internacional em 2018. O traje também inclui um novo capacete, luvas que funcionam em telas touch e ventilação embutida.
Veja abaixo uma comparação do traje com o filme e outras duas imagens liberadas pela Boeing.
O novo traje também pesa aproximadamente 4,5 quilos a menos do que os convencionais com todos os acessórios acoplados e será feito de maneira customizada para cada usuário. Caso o projeto seja um sucesso, daqui para frente é provável que veremos cada vez menos os famosos trajes brancos. Afinal, existe moda no espaço?