Campanha australiana testa espectador e provoca “perdendo a audição ou o amor?”
Será que você tá escutando bem?
Cerca de 3,5 milhões de pessoas na Austrália vive com algum tipo de problema relacionado à perda da audição, sendo que na maioria das vezes muitos deles não fazem nem ideia de que possuem algum tipo de problema.
A partir daí nasceu o desafio de estimular a população a conferir se todos estão realmente escutando bem. Como? Com uma ação que você pode conferir o funcionamento no trailer acima.
Criado para a Cochlear, empresa de aparelhos auditivos, e chamado de “Does Love Last?“, a versão completa do filme (pode assistir, vale o clique) mostra a história de um casal ao passar das décadas e de que forma os sons atrapalham (ou não) a relação do casal.
A grande surpresa do material você descobre só se assistir até o final, mas caso você não queira, lá vai o spoiler:
Quando o áudio do vídeo começa a ser prejudicado, os takes e as gesticulações dos atores nos fazem entender que “o amor não durou”, provocando um entendimento negativo da comunicação entre o casal, sendo que na verdade as falas continuaram românticas.
No final, o material mostra os níveis de audição que cada espectador teve e o quão grave eles são.
“Quando você tira a capacidade de fazer leitura labial e coloca ruídos de fundo, fica bem mais difícil para as pessoas com perdas de audição entenderem a conversa”, explica Emma Ramsay, da Cochlear.
Se você achou que o amor no vídeo acabou, talvez você esteja perdendo outra coisa: momentos importantes da sua vida.
A criação ficou a cargo da agência CHE Proximity.