Campanha do Instituto Socioambiental traz à luz preconceito contra os índios
Vídeo questiona um preconceito pouco falado mas bastante presente na realidade indígena
Em sua primeira campanha nacional, o Instituto Socioambiental, organização que luta pelos direitos indígenas no Brasil, questiona e traz à luz algo que não vemos com frequência ser retratado: o preconceito contra o índio. Assista acima ao vídeo da campanha, intitulado #MenosPreconceitoMaisÍndio.
O vídeo é narrado por um velho líder da tribo Baniwa, localizada no Alto Rio Negro, no Amazonas. Ele descreve a vida da sua tribo ao mesmo tempo que vemos na tela exatamente o contrário do que ele fala. Ao final ele pergunta: se tudo ao redor mudou e se o homem branco continua sendo homem branco mesmo após as mudanças, porque eles também não podem mudar e continuar a serem índios do mesmo jeito?
A campanha chega apenas dias após a bizarra declaração do ministro da Justiça de que “terra não enche barriga”, ao ser questionado sobre conflitos constantes de disputas de terra entre indígenas e ruralistas.
Segundo André Villas-Boas, secretário-executivo do ISA, “Os índios […] são donos de suas identidades e incorporam o que acharem importante do mundo que os rodeia, sem deixar de ser índios”. Veja mais sobre a campanha no site socioambiental.org/maisindio.
A criação foi da J. Walter Thompson, com produção da Pródigo Filmes.