Chevrolet | Prisma
Fazia tempo que não via uma boa campanha da GM aqui no Brasil, mas isso parece estar mudando com o lançamento do seu novo carro, o Prisma.
O teaser já era muito bom, com um tom nonsense excelente. Só achei estranho o fato de ele não ter nada ver com a campanha que foi deflagrada essa semana, já que ficou sendo uma peça totalmente isolada. De qualquer forma, o conceito “Sua vida trouxe você até aqui” está sendo muito bem explorado no filme para TV e até em uma tentativa viral.
Criada pela McCann Erickson, a campanha tem como target homens e mulheres que estão na faixa dos 25 aos 35 anos, e utiliza personagens da cultura pop que marcaram época na década de 70 e 80.
Estão lá: Fofão, Scooby Doo, Ultraman, Chucky de o “Brinquedo Assassino” , o gigante de marshmallow Stay Puff de “Os Caça-Fantasmas” , coelhinhas da Playboy, entre outros. Além disso, são representadas figuras familiares que fizeram e fazem parte da vida de cada um, como a avó, a noiva, empregada, etc.
E exclusivo para internet, criaram uma paródia bem-humorada do clipe de “We Are The World”. Os personagens da campanha contam e cantam, um a um, a história da vida do protagonista do comercial.
Tem bons ingredientes para um viral: o humor, as referências à cultura pop, a paródia, o trash. Porém, a excessiva exposição da marca Chevrolet deixou o vídeo com uma cara publicitária demais, e isso é fatal para um conteúdo que pretende ser passado pra frente pelas pessoas.
Claro que essa “falha” não tira o mérito da excelente idéia, mas fica marcada como uma oportunidade perdida. Típica atitude de cliente que quer ousar, mas que no último minuto acha que seu logo está aparecendo pouco demais, quando na verdade não deveria aparecer nada. Uma decisão que, com certeza, foi a contragosto dos criativos e planejadores.
Porém, para uma empresa que nos últimos anos sempre teve as campanhas mais quadradas da indústria automobilística, já é um avanço e tanto. Para a Chevrolet, cabe um trecho da música do viral: “…você cresceu e agora está evoluindo…”.
Vale conferir. Abaixo você assiste a paródia e, em seguida, o anúncio da campanha. No site você pode ver com uma qualidade melhor e ainda fazer download da música em .mp3, tem até versão karaokê.
| Paródia “We Are The World”
| Comercial