Este site estima a probabilidade do seu emprego ser tomado por robôs
Atendimento, comece a se preocupar
Os robôs já automatizaram uma série de funções antes executadas somente por humanos. E isso acabou trazendo o medo para o coração de muita gente. O site Will Robots Take My Job tem como objetivo responder a questão: “quão preocupado você deve ficar sobre a possibilidade de ter seu emprego roubado por uma máquina?” e ao mesmo tempo aumentar ou diminuir o tal medo, dependendo do resultado.
Para cada ocupação, o site oferece um nível de risco de automação (quanto maior, mais provável de ser automatizado), uma estimativa de crescimento, a média de salário anual e a quantidade de pessoas empregadas. Ele lista estatísticas, por exemplo, de editores de vídeo, designer gráfico, vendedores de espaço publicitário e até repórteres. Mas ninguém parece está tão ruim quanto caixas de banco.
Para chegar nas respostas, o site usa uma pesquisa de 2013 com o título “O futuro do trabalho: quão suscetível são os empregos à computadorização?”. Os autores da pesquisa, Carl Benedikt e Michael Osborne, analisaram 702 ocupações diferentes e aplicaram uma metodologia que usa um processo gaussiano – quem não é geek de estatística pode entender melhor sobre esse modelo aqui.
Partindo disso, o programador Mubashar Iqbal e o designer Dimitar Raykov criaram o site, importando a análise da pesquisa e adicionando algumas informações a mais do Bureau of Labor Statistics, uma agência americana encarregada de calcular várias estatísticas sobre o cenário empregatício nos EUA. O resultado é bastante preciso, embora ainda seja uma estimativa.
Como alguém que tem apenas 5,5% de chance de ser reposto por um robô, I, for one, welcome our new robots overlords.