A companhia aérea americana JetBlue, vai começar a testar um novo sistema de embarque sem papeis em conjunto com a alfândega dos Estados Unidos. A partir do mês de junho no Aeroporto Internacional de Boston, o sistema vai usar reconhecimento facial para conferir os passageiros com suas fotos de passaporte, antes de adentrar seus vôos. Um sistema similar já é utilizado em países do Mercosul e nos Estados Unidos, mas durante o controle de passaportes no desembarque.
Para usar o sistema, os passageiros terão que optar por esse procedimento. De início ele estará disponível para vôos até o Aeroporto Internacional Rainha Beatriz em Aruba. Se posicionar à frente de uma câmera e ter sua foto tirada é o único passo para o embarque. Caso uma notificação positiva apareça, você está livre para voar.
A JetBlue sempre esteve empenhada em novos modelos de atendimento. No passado um projeto foi lançado no Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova Iorque, aonde os passageiros faziam seu check in e despachavam as malas sozinhos. Este já se expandiu para outros aeroportos, não só nos Estados Unidos. Já o embarque com selfies não tem previsão para se ampliar à outras localidades.