Publicidade que perpetua estereótipos de gênero será banida no Reino Unido

Publicidade que perpetua estereótipos de gênero será banida no Reino Unido

Famílias tipo comercial de margarina não passarão

por Gessica Borges
estereotipo-de-genero

O órgão que regula a indústria de publicidade do Reino Unido, Advertising Standards Agency (ASA), decidiu que campanhas que perpetuam estereótipos de gênero devem ser banidas e/ou não veiculadas, “[afim de evitar] que desempenhem um papel na condução de consequências injustas para as pessoas”, disse o executivo-chefe da ASA, Guy Parker, em um comunicado.

O relatório apresentado pela agência identificou seis tipos diferentes de estereótipos de gênero na publicidade, incluindo “ocupações ou posições” e “atributos ou comportamentos” associados a um gênero específico, além de campanhas que possivelmente debochem de pessoas que não pareçam ou se comportem de maneira “não estereotipada”. A sexualização e a objetivação também foram identificadas como tipos de estereótipos de gênero.

Entre alguns pontos problemáticos identificados estão:

– Campanhas que descrevem membros da família fazendo bagunça enquanto uma mulher é a única responsável por arrumá-la;

– Campanhas que sugerem que “uma atividade específica é inadequada para garotos, porque está culturalmente associada às meninas, ou vice-versa”;

– Campanhas com homens “tentando e falhando” em realizar “tarefas domésticas simples”.

Enquanto a publicidade é apenas um dos muitos fatores que contribuem para a desigualdade de gênero, padrões de publicidade mais rígidos podem desempenhar um papel importante na luta contra as desigualdades e na melhoria dos resultados para indivíduos, a economia e a sociedade como um todo”, complementou Parker.

Seria ótimo que o CONAR também se posicionasse, pois em se tratando de um país onde menos de 20% dos comerciais contribui para a equidade de gênero e raça, a questão não é nem sobre impor padrões mais “rígidos” na publicidade, mas simplesmente atualizar uma prática cultural nociva à sociedade contemporânea. Aliás, fica a dica para o pessoal da Snickers.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link