Próximo filme de Steven Soderbergh foi filmado com iPhone
Projeto é estrelado por Claire Foy e Juno Temple
Cineasta responsável por filmes como a trilogia “Onze Homens e um Segredo”, “Magic Mike” e as duas partes da cinebiografia “Che”, Steven Soderbergh é um diretor cheio de surpresas. Entusiasta da fotografia digital, ele anunciou sua aposentadoria do cinema em 2013 dizendo que “os filmes não importavam mais”, mas voltou atrás na decisão e este ano está para lançar “Roubo em Família”, longa-metragem de assalto estrelado por Adam Driver, Channing Tatum e Daniel Craig. E o projeto pelo visto não foi o único que ele desenvolveu nesse meio tempo.
De acordo com a Variety, Soderbergh fez nos últimos meses um filme filmado inteiramente em seu iPhone. Estrelado por Claire Foy (a rainha Elizabeth da série da Netflix “The Crown”) e Juno Temple (que participou do seriado cancelado “Vinyl”), o projeto por enquanto é intitulado “Unsane” e será distribuído pela Fingerprint Releasing do diretor em todo o território estadunidense – mas pelo visto há procura por uma distribuidora internacional que esteja disposta a fazer o lançamento no resto do mundo.
“Unsane” é só mais um na longa lista de trabalhos que Soderbergh vem realizando desde que anunciou e voltou de sua aposentadoria. Além dele e de “Roubo em Família”, o diretor atualmente está envolvido em quatro séries para a TV – a já cancelada “The Knick”, “The Girlfriend Experience” e as vindouras “Godless” e “Mosaic” – e está produzindo “Oito Mulheres e um Segredo”, a versão feminina de “Onze Homens e um Segredo” dirigida por Gary Ross e estrelada por Cate Blanchett, Anne Hathaway e Sandra Bullock. Ele é sem dúvida um cineasta prolífico e que gosta de experimentar novos formatos.
Mas mesmo que Soderbergh esteja abraçando a metodologia de fazer cinema pela câmera do celular, ele decididamente não é o primeiro a se arriscar nessa ideia. Além de já existirem diversos curtas feitos com vários modelos de telefone (incluindo aí um dirigido por Michel Gondry, diretor de “Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças”), o recurso é bastante explorado por Sean Baker, cineasta responsável por Tangerine, projeto indie também filmado inteiro em um iPhone que foi indicado ao Spirit Awards de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante, vencendo na última categoria. Para quem não conhece o trabalho de Baker, seu último trabalho, o curta “Snowbird”, está disponível de graça no YouTube e também foi feito com a câmera do celular – confira abaixo:
Ainda sem detalhes de trama divulgados, “Unsane” no momento não possui data de estreia.