Conheça o jato supersônico que é o futuro da aviação comercial
Modelo poderia reduzir o trajeto Paris-São Paulo em até 7 horas
O mundo está ficando cada vez menor, conforme as tecnologias de transporte possibilitam que o ser humano viaje longas distâncias em tempos progressivamente mais curtos. Se antes era um desafio dar a volta ao mundo em 80 dias, hoje é possível fazer o percurso em 24 horas, e a sociedade sem dúvida quer diminuir esse tempo.
Prova disso é o Cygnus M3, jato supersônico comercial criado pelo britânico Tom Johnson que podendo chegar a 3200 quilômetros por hora é capaz de fazer o trajeto de Paris a São Paulo – que hoje demora no mínimo onze horas – em menos de quatro horas. Pesando 25 toneladas e 41 metros de comprimento, o jato possuiria uma estrutura enxuta e asas com ângulos ajustáveis em relação ao corpo da nave, o que permitiria que ele mudasse de velocidade rapidamente durante o voo. Capaz de acomodar até 32 passageiros e 4 membros da tripulação, o Cygnus M3 permitiria decolagens e pousos mais silenciosos e seguros.
O jato, porém, ainda deve demorar bastante para ser usado em aeroportos comerciais. Em entrevista à Forbes, Johnson afirma que o Cygnus M3 poderia ser construído com a tecnologia de hoje, mas demoraria pelo menos dez anos para montar um protótipo do modelo. “Os maiores desafios de engenharia desse design seriam achar e desenvolver uma planta de energia apropriada – ainda que existam dois motores adequados que possam servir de base – e lidar com o calor gerado a mach 2.8” ele diz. O orçamento de fabricação também não é lá muito animador: o custo de construção estimado por Johnson seria de 120 milhões de dólares.
Há também questões legais envolvendo patentes e restrições militares de exportação que a princípio barrariam o lançamento do seu projeto, mas o problema principal na visão do criador é a segurança. Johnson afirma que apesar de bem fundamentado, seu jato é um projeto de aeronave comercial que “não pode ter sua produção apressada”, um erro idêntico ao de diversos projetos militares que ele não quer cometer.
O Cygnus M3 é só mais um dos diversos projetos de jato supersônico comerciais propostos no mercado. Na Paris Air Show ocorrida no mês passado, por exemplo, a Boom Technology anunciou que cinco linhas aéreas registraram pedidos de uma aeronave do tipo, que previsto para 2023 e com custo de 200 milhões de dólares poderia ir de Nova York a Londres em menos de três horas com velocidade de 2700 quilômetros por hora. O projeto, porém, também está em fase de planejamento.