Essa conta do Twitter vai aumentar seu repertório de memes
Britney encontra Caravaggio, entre outras reuniões do mundo pop com a história da arte
“Pois para cada queda de Lindsay Lohan, há uma escultura de Bernini implorando para ser referenciada”.
Essa é a descrição encontrada na bio da Tabloid Art History. Nos posts da página no Twitter, imagens de celebridades aparecem lado-a-lado com imagens próximas, mas oriundas de obras de arte icônicas, como a fotografia de Kanye West tirando uma foto de Kim Kardashian e a filha do casal, e que aqui acaba comparada a um detalhe do quadro Las Meninas, do espanhol Diego Velàsquez.
O projeto foi criado em novembro de 2016 por Chloe Esslemont e Elise Bell, estudantes de arte da Universidade de Edimburgo, ao lado da historiadora de arte Mayanne Soret. Além do perfil no Twitter, o trio passou a vender colagens e outros trabalhos impressos com a mesma ideia, que combate o status da arte como uma categoria exclusiva e distante da cultura pop.
“É importante questionar a noção da história da arte como um bastião de bom gosto e alta classe em 2017, quando ainda temos que lutar pela diversidade dentro da arte, ainda presa a retratar pessoas dentro do padrão”, explica Elise.
Hoje a página tem mais de treze mil seguidores e a equipe passou a trabalhar para uma zine do Can´t Win Don´t Try, projeto londrino engajado na democratização da arte.