Fotógrafo captura momento que raio toca vulcão e leva prêmio da Nat Geo
Foto ficou em primeiro lugar na categoria Natureza do Travel Photographer of The Year

Quando o assunto é fotografia os concursos da National Geographic são referência. Este ano, o clique que deu a um mexicano o título de Travel Photographer of The Year é um misto entre beleza, persistência, timing e uma pitada de sorte. Sergio Tapiro Velasco conseguiu congelar o exato momento em que um raio toca a um vulcão em meio a uma tempestade.
A foto chamada de “O poder da natureza” foi tirada nos arredores de Colima, no México. Tapiro estuda por pelo menos dez anos o vulcão de Colima, considerado um dos mais ativos da América Latina. O clique não foi feito por acaso. O fotógrafo estava monitorando um aumento da atividade vulcânica ao longo de um mês.
Posicionado a 12 km da cratera, o mexicano posicionou sua câmera para a cena. Em meio a alguns cliques ele ouve um estrondo seguido de um clarão. Ao revisar as imagens, não imaginou que conseguiu uma foto que beira a perfeição.
“O que eu estava assistindo era impossível de conceber, a imagem mostrava aquelas incríveis forças da natureza interagindo com o vulcão, enquanto o relâmpago iluminava toda a cena”, detalha Tapiro à Nat Geo.
Uma pena que não foram disponibilizados os metadados . Ou seja, nada de informações como a câmera, objetiva e sensibilidade. Os metadados estão disponíveis na página 500px do fotógrafo: Canon EF 70-200mm f/2.8L USM 195mm/ƒ/2.8/8s/ISO 3200.
“O poder da natureza” concorreu com outras 15 mil fotos enviadas por candidatos de 30 países. O júri foi composto por Molly Roberts, editora de fotografia da National Geographic, Benjamil Lowy, fotógrafo de aventura subaquática e Jody MacDonald, fotógrafo de aventura e documentarista.
Como prêmio, Sergio Tapiro embolsou US$ 2.500 e uma viagem para o arquipélago de Galápagos. Seu trabalho pode ser acompanhado no site ou no Facebook.
Confira outras fotos do Travel Photographer of The Year 2017

Segundo lugar na categoria Natureza. “To Live” foi tirada por Hiromi Kano, no Japão

Titulo de menção honrosa, ‘Marble Caves’ foi tirada por Clane Gessel na Patagônia

“Buff Tailed Coronet” ganhou como escolha do público. Foto foi tirada por Hymakar Valluri no Equador

“Workship” ficou em primeiro lugar na categoria Pessoas. Foto foi tirada por F. Dilek Uyar na Turquia.

“Interesting Moment” ficou em segundo lugar na categoria Pessoas. Foto foi tirada por Julius Y. na Holanda.

“Bridging Generation” recebeu menção honrosa na categoria Pessoas. Foto foi tirada por Jobit George na Índia

“Levels of Reading” ficou em primeiro lugar na categoria Cidades. Foto foi tirada por Norbert Fritz na Alemanha