Com Lázaro Ramos, Globo vai levar criadores da internet para TV

Com Lázaro Ramos, Globo vai levar criadores da internet para TV

Chamado de “experiência cultural colaborativa”, novo programa dominical “Lazinho com você” vai exibir e remunerar conteúdo enviado pela internet

por Agnes Guimarães Cruz
Institucional
Imagem: Lazinho Com Você

Além do futebol, do filme e dos tradicionais programas de auditório, a partir do final do ano o público vai ter uma opção um pouco fora-do-comum para a programação da TV brasileira aos domingos: é o “Lazinho com você”, novo projeto da Globo com a apresentação de Lázaro Ramos, e que entre suas novidades contará com a gravação dos programas televisivos fora do estúdio, totalmente nas ruas, e com minutos dedicados ao material enviado pelo internauta para a plataforma do projeto.

A ideia é um sonho antigo do ator Lázaro Ramos, que já é apresentador do programa “Espelho”, do Canal Brasil. O ator sentia falta de um projeto em que pudesse ter mais contato com as diversas facetas do público brasileiro, principalmente com o humor e a criatividade que fazem jus ao famoso bordão “o melhor do brasil é o brasileiro” – e que sabemos, já está inclusive conhecido internacionalmente, vide a recente parceria entre Gretchen e a cantora americana Kate Perry, além dos memes que enlouquecem os gringos pela internet.

Somando-se a necessidade do ator ao do diretor artístico Rafael Dragaud – que buscava algo mais próximo aos moldes da linguagem da internet – surgiu a proposta do “Lazinho com você”, que eles preferem não defini-lo como um programa televisivo, mas como uma experiência sem hierarquias entre o nicho digital e o televisivo.

Apesar da estreia do programa televiso estar prevista apenas para o final do ano, a plataforma digital do projeto já estará disponível a partir do dia 15 para o envio dos trabalhos produzidos pelos internautas. O principal critério para o envio é a criatividade: pode ser um poema, um vídeo, uma música, um meme, entre outras opções.

Para a seleção do programa, a equipe de produtores vai levar em conta os temas de cada programa e de que forma “o minuto” do material recebido da internet pode ser aproveitado, ou remixado dentro das produções desenvolvidas pela própria equipe do projeto. É quando chegamos ao sistema de  “minutagem”, em que o público é remunerado pelos sessenta minutos que vão ao ar, independentemente da quantidade de tempo do material enviado pela internet. A expectativa é que a remuneração seja de R$ 2 mil reais por minuto. Os minutos podem ser aproveitados na íntegra ou remixados com produções elaboradas pela própria equipe do programa.

Um remix jovem e engajado

Antes de abrir a plataforma ao público geral, a produção fez uma parceria com o Globo Universidade, segmento da emissora preocupado com o diálogo com o público jovem e com a produção acadêmica e laboratorial desenvolvida pelas universidades. Há dois anos, o projeto realiza uma série de palestras e laboratórios com jovens de 15 a 29 anos, o GloboLab.

Os participantes são selecionados de acordo com sua experiência com o segmento de entretenimento e de que forma ele está engajado com vários setores da sociedade, e o grupo formado acaba servindo como uma espécie de consultoria para projetos novos da emissora, como a edição que trabalhou com o brainstorm da campanha digital para a novela “Malhação”, com o conceito “Sua diferença me faz bem”, em que filmes e outras ativações para as redes sociais foram ligadas à hashtag #VivaADiferença.

Crédito: Marília Cabral

O ativismo digital, a preocupação com pautas relacionadas à democratização de conteúdo e à diversidade são elementos latentes entre esses jovens e que respondem aos principais questionamentos da emissora, atualmente preocupada em se aproximar com o público jovem que movimenta as redes sociais e que por vezes está distante da famosa “família tradicional brasileira” – sem deixar de fazer parte dela ou sem deixar de afetá-la com suas pautas que batem de frente com a intolerância e os estereótipos ainda tão arraigados na cultura brasileira.

No GloboLab elaborado em parceria com o “Lazinho com você”, o grupo selecionado passou um fim-de-semana trocando ideais sobre temas e materiais para as primeiras edições do programa, que estarão disponíveis para o público no dia do lançamento da plataforma.

“Gostamos de pensar que somos uma comissão de frente para garantir que haja um contato com o que está acontecendo nas redes sociais e o que esses jovens têm a nos dizer, principalmente  sobre Direitos Humanos, que é um olhar que consideramos obrigatório para a programação televisiva”, ressalta Beatriz Azeredo, diretora de responsabilidade social da Globo.

Acompanhe o lançamento da plataforma pelo Gshow.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link