Facebook agora sabe quando você clica em um anúncio sem querer
Ao evitar cliques acidentais, Audience Network se torna mais atrativa para anunciantes
O Facebook anunciou esta semana uma mudança dentro de sua plataforma de anúncios externos, conhecida como Facebook Audience Network (FAN). A rede social não vai mais contabilizar os clicks acidentais provenientes de smartphones.
O FAN é um concorrente direto do Google AdMob. Com ele, os anúncios podem ser exibidos fora da rede social, em aplicativos ou jogos para celular. Em troca, os desenvolvedores ganham um valor por clique.
A principal mudança está na forma como será feita a contagem. Agora só será contabilizado quando o usuário permanecer mais de dois segundos na página onde o anúncio levar. Em paralelo, o Facebook também vai ser mais criterioso quanto a forma que os anúncios estão sendo utilizados dentro dos apps.
Com isso, a rede social quer evitar que os desenvolvedores utilizem práticas condenadas, como pop-ups que saltam na tela em momentos chave dentro de games, por exemplo.
Quando o Facebook detectar este tipo de prática para inflar os clicks, ele irá pausar de forma automática o anúncio e informará aos desenvolvedores que algo está errado.
Desta forma, Mark Zuckerberg quer tornar o FAN mais atrativo. Um novo painel de métricas, com informações mais detalhadas sobre os clicks, também está disponível aos anunciantes.