Atenção, social media: Facebook vai punir imagens estáticas que simulam vídeo
Mudança no algoritmo quer tornar click-bait menos relevante
O Facebook já há algum tempo declarou guerra ao click-bait. Em mais um capítulo dessa batalha, a rede social anuncia nesta quinta (17) mais uma atualização em seus algoritmos. Posts com imagens estáticas com intuito de simular vídeos terão uma queda na distribuição para o feed de notícias dos seguidores.
A prática é bastante comum, inclusive aqui no Brasil. A imagem do post vem com o símbolo de ‘play’. O usuário, ao pensar que se trata de um vídeo que não foi carregado automaticamente, clica na imagem. Uma tática para enganar o seguidor.
Publicações que contenham esse artifício serão punidas. O algoritmo vai diminuir o alcance destes posts. A previsão é de que seja implementada nas próximas semanas.
A mudança mostra o esforço de Mark Zuckerberg para tornar o click-bait menos relevante. Só em 2017, foram duas grandes alterações: uma para valorizar publicações originais e outra para reduzir links com baixa qualidade.
A alteração desta quinta também mostra a evolução do algoritmo. Agora ele é capaz também de analisar imagens e não apenas texto.