#Parabéns: a hashtag comemora 10 anos de vida

#Parabéns: a hashtag comemora 10 anos de vida

Usada pela primeira vez no Twitter, a criação se tornou uma poderosa ferramenta de comunicação

por Gessica Borges
hashtags-imagem-destacada-3

Faz aniversário hoje aquela com poder de sintetizar sentimentos, conectar pessoas, visibilizar causas importantes (ou patéticas), entre outras tantas funcionalidades inumeráveis: as hashtags.

Foi há exatamente dez anos que o designer americano Chris Messina publicou um Tweet com algo que revolucionaria a forma de conexão das pessoas na internet. Ao longo dos anos, o mecanismo simples tornou-se uma ferramenta poderosa, não só para categorizar Tweets de forma fácil, mas também organizar movimentos globais.

 

Quando perguntado sobre o porquê de não ter patentiado o conceito, Chris respondeu:

Eu não tinha interesse em ganhar dinheiro (diretamente) com as hashtags. Elas nasceram da Internet e não devem ser de propriedade de ninguém. O apreço e satisfação que tive em ver meu pequeno e engraçado hack sendo usado tão amplamente quanto hoje é valioso o suficiente para eu me sentir aliviado de não tentar  bloquear essa idéia estupidamente simples, mas eficaz.”

O uso da hashtag se disseminou no Twitter e extrapolou a plataforma, tornando-se parte integrante de qualquer aplicativo de redes sociais que podemos pensar, como o Instagram ou Facebook. Segundo o próprio Twitter, no último mês foram publicadas cerca de 125 milhões de hashtags por dia na rede globalmente, destacando o que está acontecendo no mundo e possibilitando às pessoas explorarem os assuntos mais “quentes”, sobre os mais diversos interesses. Além de, é claro, ser usada como um simples enfeite em fotos e postagens em geral (#todomundousaeutambémvou).

Para celebrar a data, o Twitter criou um emoji especial que ficará disponível durante todo o dia de hoje. Para ativá-lo, basta Tweetar com a hashtag #Hashtag10.  

Entre as hashtags mais usadas no Twitter globalmente, estão:

#Euro2016 (hashtag de evento esportivo mais Tweetada de todos os tempos);

#TheWalkingDead (hashtag de série de TV mais Tweetada da história);

#StarWars (hashtag de filme mais Tweetada da história);

#MTVHottest (votação da MTV que elege a estrela que se destacou no ano);

#KCA (Kids’ Choice Awards);

#iHeartAwards (iHeartRadio Music Awards);

#FollowFriday (utilizada para indicar um perfil para ser seguido no Twitter);

#NowPlaying (refere-se a músicas que estão tocando no momento);

#ThrowbackThursday ou #tbt (utilizada para fazer referência a algo antigo, geralmente fotos, com publicação às quintas-feiras);

#ootd (usada em fotos que mostrem o “look do dia” – ou “outfit of the day”).

Temas e movimentos sociais importantes também ganharam hashtags que se destacaram pelo mundo. Alguns exemplos recentes são:

#BlackLivesMatter (contra a violência direcionada às pessoas negras);

#LoveNotHate (contra o crime de ódio);

#BeatCancer (pelo combate ao câncer);

#HeforShe (pelo empoderamento feminino);

#RefugeesWelcome (pela recepção de refugiados de guerra).

No Brasil, alguns destaques recentes são:

Em esportes:

#Rio2016

#Neymar

#Futebol

#Voleibol

#DavidLuiz

Em Entretenimento:

#BBB17

VMAS

#MasterchefBR

#TheWalkingDead

#TheVoiceBrasil 

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link