Cannes 2004: Os GP’s em Press&Outdoor
O Grand Prix é o prêmio máximo de cada categoria no Festival de Cannes, sendo mais importante até mesmo que os desejados Leões de Ouro.
Na categoria Press, o GP foi para a DDB de Londres com uma peça criada para o Polo da Volkswagen. Intitulado de Cops, o anúncio mostra um monte de policiais, prontos para iniciar um tiroteio, que abandonam o carro de frota da polícia e se protegem atrás de um Polo.
Um conceito forte e muito bem humorado. Reparem ainda no megafone utilizado por um dos policiais. O título diz: “Pequeno mas resistente”.
Além do GP em Cannes 2004, o anúncio já foi premiado com Ouro no Clio Awards 2004, Ouro no The One Show 2004, Ouro no Advertising Creative Circle Awards 2004 e Ouro no Eurobest 2003.
Vale lembrar que o Brasil ganhou 10 Leões na categoria Press, incluindo Ouro para a campanha Rostos da Veja, já publicada aqui. Depois postarei mais alguns anúncios impressos brasileiros também premiados este ano.
Na categoria Outdoor, que engloba toda mídia exterior, o GP foi unanimidade para uma peça realmente surpreendente. A ação criada pela J. Walter Thompson de Kuala Lumpur, Malásia, para o canal de TV CH-9 Media consiste no seguinte:
Presos à carroceria de uma pick-up vermelha, foram colocados três balões simulando mísseis. Quando o carro anda parece que os mísseis estão perseguindo o veículo. Quando ela pára, o gás faz com que os balões subam, dando a impressão de que o ataque vem de cima.
Gravados na porta da pick-up, estão os dizeres: “Non Stop Action – CH-9 Media”. O veículo circulou pelas ruas de Kuala Lumpur, e imagino a reação de espanto das pessoas que presenciaram a cena.
Além do GP em Cannes esse ano, a ação ainda ganhou Prata no Clio Awards 2004 e Prata no The One Show 2004.