What happens in Vegas, stays in Vegas

What happens in Vegas, stays in Vegas

por Carlos Merigo
What happens in Vegas, stays in Vegas

“What happens here, stays here” ou sua variante mais famosa (modificada pelas próprias pessoas) “What happens in Vegas, stays in Vegas”, pode ser considerado um dos slogans de maior sucesso dos últimos anos.

Quando entregou sua conta milionária para a agência R&R Partners, a Las Vegas Convention and Visitors Bureau (LVCVB) procurava criar um tagline, um lema realmente diferente de tudo o que estava sendo feito no segmento de destinos. Quem sabe talvez, algo que se equiparasse um dia ao monstruoso sucesso do clássico “INY”.

Mas se ainda está longe de repetir o feito do slogan criado em 1977 para a cidade de Nova York, o trabalho da R&R Partners definitavamente já conquistou seu espaço na cultura popular e, principalmente, aquilo que a LVCVB esperava: turistas.

O processo de rebranding de Las Vegas fez a cidade receber o número recorde de 38.5 milhões de visitantes em 2005, com projeção de 39.1 milhões para 2006. Além disso, houve um aumento de 4% nos turistas entre 30 e 39 anos, idade considerada a mais lucrativa pela LVCVB. A expectativa até 2009 é crescer cerca de 20% o turismo de Las Vegas.

O slogan passou por um problema que toda campanha para um destino sofre: o entendimento da própria comunidade. Ao ser apresentado nos testes de conceito, as pessoas tinham dificuldade de enxergar que a comunicação era destinada para quem não mora em Las Vegas, acreditando que “se acontece em casa, fica em casa”, não fazia sentido algum.

De acordo com uma pesquisa publicada no ano passado pela TaglineGuru, cerca de 80% das cidades com mais de 25 mil habitantes já têm ou estão tentando criar um slogan ou lema. Porém, para cada triunfo de um “What happens here…”, existe um número incontável de fracassos, como “You’re going to love it here” (New Hampshire), “Get in on it” (Baltimore), e “Come see for yourself” (New Jersey, e antigamente West Virginia).

Mas ao se apropriar do conhecimento geral de que Las Vegas é uma cidade onde se vai para fazer coisas que você não faria em nenhum outro lugar, a terra dos casamentos instantâneos, das bebedeiras homéricas e toda uma miríade de exageros, e transformar essa imagem em um posicionamento positivo, simpático, “What happens here, stays here” tornou-se em pouco tempo em um case de sucesso.

Atualmente, a LVCVB e a R&R travam batalhas na justiça por direitos de marca, já que desde hotéis até uma pequena confecção de camisetas se apropriaram da frase. O casino Palms, por exemplo, criativamente fez sua própria versão “What happens at the Palms never happened.” (O que acontece no Palms, nunca aconteceu).

E talvez aí, em intermináveis disputas judiciais, esteja um erro de estratégia que pode arruinar toda a simpatia conquistada pela campanha. Se virou cultura popular é domínio público. Deveriam comemorar, e não comprar uma briga que não ajudará em nada Las Vegas. Disputa que faz ainda menos sentido quando se lembra que estamos falando de uma cidade, uma “instuição” pública, e não um bem ou empresa.

Abaixo você pode assistir algumas das milhares de referências que “What happens in Vegas, stays in Vegas” ganhou na cultura pop, e em seguida alguns dos diversos comerciais da campanha.

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