Documentário produzido pelo Itaú reforça a importância da leitura na infância
NULL

Documentário produzido pelo Itaú reforça a importância da leitura na infância

“Para Gostar de Ler” traz entrevistas com Dráuzio Varella, Leandro Karnal e Ilan Brenman

por Pedro Strazza

Por mais que exista um mercado literário diversificado, bem estabelecido e esforçado em disseminar o hábito de leitura, o livro ainda é uma atividade cultural muito restrita no Brasil. De acordo com pesquisas realizadas e divulgadas pelo Ibope, 44% da população brasileira não sabe ler e 30% nunca comprou um livro, enquanto o índice de leitura no país ainda está abaixo de 5 livros por ano – uma média que nos coloca na 59° posição de um ranking mundial com 70 países. Entre os culpados, permanece como principal fator um agravante muito sério que pode ser resolvido com certa facilidade: a falta de acesso ao livro na infância.

É exatamente esta questão que o documentário “Para Gostar de Ler”, lançado nesta terça (29) no YouTube e nos canais oficiais do Itaú, busca trazer aos olhos do público. Produzido pelo Itaú em parceria com a Prodigo Films e a DPZ&T, o filme dirigido por Eduardo Rajabally traz à tona a necessidade de se introduzir a leitura desde os primeiros anos de vida, a partir de relatos de famílias de diferentes lugares do país e a opinião de profissionais importantes das áreas da saúde e educação, como Drauzio Varella, Leandro Karnal, Ilan Brenman e Eva Furnari.

Essa necessidade do aprender a gostar a ler se torna evidente no documentário à partir das diferentes condições sociais vividas pelas famílias protagonistas, que mostram na prática como a leitura muda a forma como os pais e seus rebentos se relacionam. Da mãe que conseguiu explicar à filha como ela foi adotada pela contação de histórias à que passou a se interessar por literatura por causa de sua preocupação com o futuro das crianças, passando pela história dos irmãos que superaram suas diferenças através dos livros, o filme tece esses relatos em um retrato tenro da realidade, sem se render contudo a amenidades que esvaziem o seu discurso.

As declarações dos especialistas, enquanto isso, dão o fundamento teórico que explica o processo educativo subjetivo por trás do ato de ler para uma criança. As entrevistas com psicólogos, neurocientistas, psicólogos, educadores e tantos outros profissionais de tantas outras áreas deixam claro ao espectador a importância deste contato inicial com a literatura, ilustrando tanto como o lado lúdico das histórias ativa e desenvolve diferentes habilidades do cérebro quanto os resultados naturais da contínua exposição à leitura em crianças com idade entre dois e seis anos.

“Para Gostar de Ler” é parte do programa Itaú Criança, projeto criado pela empresa em 2010 que justamente tem como objetivo promover a leitura para crianças. Junto da Prodigo e da DPZ&T, a marca tem a intenção de realizar a exibição do documentário em diversas plataformas e mídias, desde a exibição gratuita em cinemas até a publicação no YouTube do filme – que você pode conferir na íntegra no início deste post.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link