Apple desafia Hollywood para vender filmes por menor preço
Empresa quer que filmes 4K custem no máximo 20 dólares
A Apple, que há poucos dias anunciou a intenção de criar um serviço de aluguel de filmes que ainda estão no cinema, está tentando chegar a um acordo com para precificar filmes com qualidade Ultra HD, conhecidos como UHD ou simplesmente 4K, para nova Apple TV.
O objetivo é disponibilizar a maioria dos filmes por até US$ 20 cada, mas alguns Estúdios de Hollywood querem um comissão entre US$ 5 e 10 US$ sobre o preço original. A empresa da maçã deve lançar a nova Apple TV em 12 de Setembro com uma nova funcionalidade capaz de suportar streaming em formato HDR e 4K.
Eu não digo à Apple como precificar seus iPads”. Disse um executivo envolvido nas negociações.
A Apple normalmente disponibiliza seus conteúdos por preços baixos, por acreditar que a longo prazo essa abordagem seja benéfica para atração e retenção de clientes, estratégia comumente conhecida como “Cauda Longa” e adotada por empresas como Amazon e Netflix.
Em retrospecto os Estúdios de Hollywood preferem o estratégias de curto prazo para proteger seus lucros e temerem que seu conteúdo perca a relevância.
Para Apple esse movimento de trata-se de sobrevivência, pois tem um dos aparelhos mais caros da categoria de set-boxes (centrais de entretenimento), custando quase o dobro de concorrentes como Roku e Amazon’s Fire TV que, diga-se de passagem, já oferecem conteúdo 4K e HDR. E mesmo que a Apple consiga vencer essa guerra de braço com os estúdios hollywoodianos, o preço continua nada atrativo, visto que, a assinatura da Netflix custa US$ 11,90 por mês.