Através de projeção mapeada, Nike permite criação ao vivo de tênis personalizados
A ação “Nike's By You Studio” oferece calçados sob medida em menos de 90 minutos
Seja na playlist semanal do Spotify, no catálogo de sugestões da Netflix ou até mesmo no feed de notícias do Facebook, uma palavra reina: personalização.
Por isso, A Nike criou o “By You Studio”, na cidade de Nova York, onde é possível sair com seu par de tênis personalizado em menos de 90 minutos. A criação do calçado é feita através de mapeamento dinâmico de objeto, onde o usuário pode visualizar em tempo real – nos próprios pés – o resultado final.
A ação é assinada pela Nike e a The Lodge, divisão de tecnologia da W+K.
O projeto nos dá uma pista sobre o futuro do varejo.
Uma vez que a técnica se aperfeiçoe a ponto de se automatizar completamente e se tornar escalável, imagine a economia do ponto de vista de negócios ao se ter a produção exatamente do mesmo tamanho que a demanda. Isso significaria menos custos com desperdício de material, devolução, transporte, armazenamento e até mesmo furto, levando em consideração que seriam produtos feitos totalmente sob medida. Além disso seria coerente supor o crescimento dos índices de satisfação e novos clientes, afinal quem nunca foi às compras e não encontrou o produto no tamanho ou cor que procurava que feche a primeira carteira.
Por enquanto, a personalização está disponível apenas para o modelo “Nike Presto X”, especialmente desenvolvido pelo departamento de Inovação da Nike, para fins como este.
A intenção desse projeto é trazer à vida a experiência do design colaborativo que oferecemos aos nossos atletas. Eles amam produtos que contam suas histórias. Nós queremos combinar essa ideia com um novo processo de desenvolvimento e produção ao vivo que permita aos nossos convidados virem ao nosso espaço, trabalhar colaborativamente conosco e criar um produto especial em menos de 90 minutos.” Disse Mark Smith,VP de Inovação e Projetos Especiais da Nike, em depoimento.
Mas não digite a senha do seu cartão ainda, como dito em depoimento, a novidade ainda é uma exclusividade e está disponível apenas sob convite.