Google passa por reestrutura e pode perder transparência em seus resultados
O movimento faz parte das mudanças iniciadas em 2015 com a criação da Alphabet
Há cerca de 02 anos, o Google sofreu uma grande mudança. Se tornou uma companhia da Alphabet, criada para concentrar todas as empresas antes abaixo do Google. Segundo seus fundadores o movimento visava trazer mais foco e organização aos negócios.
E agora, em notícia divulgada pela Fast Company, temos uma nova surpresa. A Alphabet acaba de anunciar criação de uma nova companhia chamada XXVI Holdings Inc. “Alphabet” significa “alfabeto” que na versão inglesa têm 26 letras, o equivalente a XXVI em números romanos, daí o nome. Sacou a referência?
A nova holding passa a servir como um guarda-chuva para todas as outras empresas do grupo, antes diretamente afiliadas à Alphabet. Com essa mudança o Google deixa de ser uma Corporação e se torna uma Sociedade Limitada ou LTDA. A intenção é permitir que a empresa de buscas online, assim como as outras, ganhe ainda mais foco, concentrando-se em seus respectivos core business.
No entanto o que realmente importa de tudo isso, é que agora não existe a necessidade do Google reportar seus resultados financeiros individualmente, eles podem ser mostrados como um resultado consolidado de todas as empresas da XXVI Holdings Inc., a manobra ajuda a compartilhar riscos em potencial entre as empresas do grupo, impedindo que possíveis investidores se sintam inseguros ou retirem seu dinheiro, mediante a performance negativa ou movimentos ousados de alguma das empresas.
Por hora não há como prever com exatidão as consequências dessa mudança, um representante do Google disse à Bloomberg que a mudança não afetará a distribuição do controle de ações, operações ou gerenciamento.
Em depoimento, a Alphabet disse:
Como resultado dessa reorganização corporativa, a Alphabet e o Google estarão aptos a operar de maneira mais eficiente, econômica e transparente, permitindo que as companhias se concentrem em suas atividades geradoras de receita.
Se a transparência era a intenção, nos sobra adivinhar o motivo da notícia da restruturação ter sido divulgada na tarde da última sexta-feira, véspera de um final de semana seguido de feriado. Via de regra, empresas normalmente usam períodos como esse para divulgar notícias sem que sejam realmente notadas.