Elon Musk zoa a própria empresa em videocassetadas milionárias
Cada aterrissagem fracassada vista no vídeo custou 61 milhões de dólares ao SpaceX
Há alguns dias, o empreendedor milionário Elon Musk prometeu em sua conta no Twitter que soltaria um “blooper reel” (o equivalente no Brasil ao vídeo de erros de gravação ou, para quem curte, as famosas videocassetadas) com todas as tentativas fracassadas de fazer aterrissar os foguetes do SpaceX, uma de suas principais empresas hoje e que tem como principal meta levar a vida humana a outros planetas.
Putting together SpaceX rocket landing blooper reel. We messed up a lot before it finally worked, but there's some epic explosion footage …
— Elon Musk (@elonmusk) August 31, 2017
Como bem coloca o empresário no microblog, montar um transporte interplanetário que funcione não é um processo muito fácil, ainda mais quando se trata de fazê-lo voltar ao solo sem ele se autodestruir por completo no caminho – um passo, convenhamos, importante em qualquer transporte do tipo. E, bem, um pouco de humor às vezes pode ser muito útil para aturar as sucessivas tentativas mal executadas.
O vídeo prometido por Musk, que foi publicado hoje na conta no YouTube do SpaceX, vem exatamente para cumprir esta função. Ao som da música tema do icônico programa de TV inglês “Monty Python’s Flying Circus” e disposto a fazer graça da desgraça, “How Not to Land an Orbital Rocket Booster” mostra todos os fracassos da empresa em ordem cronológica e explica o que aconteceu para cada um dos pousos não ter funcionado como deveria. Confira acima.
A princípio o vídeo pode soar como uma tentativa boba de Musk para chamar a atenção do público aos erros cometidos por seus subordinados, mas a verdade é que estes erros saíram bem caros. Cada aeronave que explodiu, deu defeito ou que falhou em nível operacional custou uma média de 61 milhões de dólares por lançamento à SpaceX. Segundo o The Next Web, as últimas doze tentativas deram certo, mas o que veio antes, bem…