Com Hololens, Ford experimenta o futuro virtual da engenharia de carros
Parceria com Microsoft projeta veículos através de realidade mista
O design do carro é uma fase estratégica para o processo industrial automotivo, e costuma levar tempo, graças aos testes que devem ser feitos de forma rigorosa e com o uso de protótipos de argila. Para otimizar o processo, a Ford se uniu à Microsoft e seu projeto de realidade aumentada, o HoloLens.
Para quem não sabe, HoloLens é um dispositivo usado pela empresa desde 2015, e funciona como uma espécie de “visor holográfico”, trabalhando com hologramas e identificação de gestos e vozes por meio do seu aparelho. Ele já é utilizado por algumas empresas para o treinamento de funcionários.
Ao utilizar o projeto da Microsoft, designers e engenheiros podem realizar mudanças em tempo real em protótipos já existentes, sem a necessidade de alterar diretamente os modelos de argila já produzidos, combinando procedimentos tradicionais e modernos para otimizar uma fase que geralmente também causa muitos gastos para a empresa.
A Ford também não seria a primeira a incluir a tecnologia em seu processo industrial. Analistas do ramo dizem que a companhia de carros elétricos Lucid Motors já utiliza Realidade Virtual na projeção de seus carros, com o uso do óculos de realidade aumentada HTC VIVE. Volvo, Audi, Volkswagen e até mesmo a Nasa já estariam investindo na tecnologia em diferentes processos de fabricação dos seus produtos.