Com orçamento previsto em 1 bilhão, filmagens das sequências de “Avatar” começam
Produção das 4 continuações do filme de James Cameron alcançam alturas sem precedentes em Hollywood
James Cameron vem prometendo lançar a continuação de “Avatar” desde o sucesso avassalador da fantasia espacial em 2009, quando o filme não apenas ultrapassou “Titanic” para se tornar a maior bilheteria da História (com “parcos” dois bilhões e meio de dólares arrecadados) como também ajudou a tornar o 3D a tecnologia em moda em Hollywood por muito tempo. E quase oito anos depois do fenômeno ter acontecido, parece que o cineasta enfim irá começar a filmar o projeto.
Projeto que, a bem da verdade, será tão ambicioso quanto os resultados obtidos pelo primeiro capítulo. Depois de uma extensa pré-produção iniciada em abril de 2017, Cameron e sua equipe começarão em Manhattan Beach essa semana as filmagens de nada menos que quatro sequências de “Avatar”, com um orçamento previsto para superar o 1 bilhão de dólares. Para se ter uma ideia da escala, o único projeto que se iguala ao plano megalomaníaco do diretor de “Titanic” são os filmagens dos três episódios de “O Senhor dos Anéis”, que custaram aos cofres da New Line na época “só” 300 milhões de dólares.
O diretor, que recentemente retornou à série “O Exterminador do Futuro” como produtor e se envolveu em polêmicas com um comentário sobre “Mulher-Maravilha”, vem adiando o lançamento do novo “Avatar” na mesma medida que anuncia novas sequências. Em 2010, pouco tempo depois do sucesso da produção, o cineasta havia confirmado que faria duas continuações do filme com lançamentos previstos para dezembro de 2014 e 2015; três anos depois, Cameron aumentaria o número de capítulos para três e adiaria os projetos para dezembro de 2016, 2017 e 2018, terminando de escrever o roteiro e começando a produção em abril de 2014; em 2015, foi anunciado que os três longas tinha sido adiados em mais um ano.
Foi só durante a CinemaCon de 2016, em fevereiro, que Cameron enfim afirmou que o número de sequências tinha sido ampliado para quatro, mas ele ainda acreditava que seria possível lançar o primeiro capítulo do grupo em dezembro de 2018. Mais ou menos um ano depois, Cameron veio a público novamente para confirmar o novo adiamento e confirmar de vez as até agora datas oficiais dos projetos: depois de “Avatar 2” ser lançado em 18 de dezembro de 2020, “Avatar 3” chega aos cinemas em 17 de dezembro de 2021; três anos depois, “Avatar 4” estreia no dia 20 de dezembro de 2024, seguido por “Avatar 5” em 19 de junho de 2025.
Produzidas pela 20th Century Fox em parceria com a TSG Entertainment e a Lightstorm Entertainment, as sequências também contarão com os retornos de Sam Worthington, Zoe Saldana, Joel David Moore, Stephen Lang, Matt Gerald e Sigourney Weaver e a adição de Cliff Curtis e Oona Chaplin ao elenco.
Será que agora vai?