O adiamento de "Minions 2" pelo coronavírus é muito mais preocupante do que parece

O adiamento de “Minions 2” pelo coronavírus é muito mais preocupante do que parece

Animação abre precedente perigoso na indústria ao se tornar o primeiro filme de 2020 a ter estreia comprometida não pelo impacto do vírus nas bilheterias, mas na própria cadeia de produção

por Pedro Strazza
null
Imagem: (foreground, from left) Minions Bob, Kevin and Stuart in Illumination’s “Minions: The Rise of Gru,” directed by Kyle Balda.

Além das vítimas que continua gerando ao redor do globo, o coronavírus até o momento vem se mostrando bastante poderoso para derrubar eventos e fechar estabelecimentos, e isso inclui o cinema. Só na última semana todos os lançamentos de Hollywood até o começo de maio caíram, os cinemas ao redor do mundo fecharam e os grandes estúdios estadunidenses passaram a considerar uma opção séria romper com tradicional janela de exibição nas telonas para adiantar a estreia no streaming. Até mesmo o Festival de Cannes confirmou adiamento devido à crise.

Mas ainda que o cancelamento momentâneo de filmes como “007: Sem Tempo Para Morrer”, “Velozes e Furiosos 9”, “Um Lugar Silencioso – Parte II” e “Mulan” carregue um peso óbvio (e em especial financeiro) e a postergação de Cannes vá criar um efeito borboleta gigantesco no meio, por incrível que pareça a notícia que deve gerar mais alarme no momento na indústria é o do adiamento de “Minions 2: A Origem de Gru”.

A questão aqui não envolve quando a continuação dos mascotes amarelos da Illumination Entertainment chegará aos cinemas, mas o porquê desta ser atrasada no calendário. Embora previsto inicialmente para o distante dia 2 de julho, a animação acabou adiada porque o trabalho do estúdio de pós-produção na França foi comprometido pelo impacto da pandemia no país. Seguindo diretrizes do governo e prezando pela saúde dos funcionários, a Illumination fechou seu escritório no centro de Paris, mas com isso não será capaz de finalizar o projeto a tempo de uma estreia em julho. Segundo o Hollywood Reporter, uma nova data ainda será anunciada pela distribuidora.

Esta consequência abre um pressuposto complexo na atual situação. Embora a Universal tenha já deixado de lançar três grandes produções nos cinemas por conta da pandemia – incluindo aí “Sem Tempo Para Morrer”, “Velozes e Furiosos 9” (que ficou para 2021, aliás) e o “Trolls 2” que ficou pro streaming – a companhia e suas concorrentes até então só havia cancelado datas de estreia por conta do impacto imediato do coronavírus, para segurança dos espectadores e profissionais envolvidos e também pela queda brutal de público nas salas. Com o segundo “Minions”, este cenário muda: é a primeira vez desde a explosão da doença que um projeto é afetado em uma instância de criação, da inviabilização do fechamento do filme a tempo de suas primeiras exibições.

O principal efeito é óbvio e se relaciona ao primeiro mês do terceiro trimestre do calendário: julho é o ápice da temporada de verão nos Estados Unidos, um período que é marcado por blockbusters de orçamento milionário e que hoje depositam um grande investimento em efeitos visuais resolvidos na pós-produção. “Minions 2” é o primeiro de uma nova fileira de dominós que podem começar a cair a partir de agora, e Hollywood arrisca com isso perder mais uma sequência de produções de grande retorno financeiro – incluindo aí “Top Gun – Maverick”, “Free Guy”, “Jungle Cruise” e “Tenet”, todos marcados para sair em julho nos cinemas, e até mesmo produções da reta final do ano, que contam com uma agenda corrida para serem finalizados a tempo.

É mais um dilema a ser enfrentado pelo meio, que já lida no momento com as consequências da postergação de inúmeros projetos deste início de segundo trimestre e agora o adiamento de Cannes, um ponto importante para o circuito de festivais e que arrisca até não acontecer devido à pandemia. A única certeza possível neste cenário é que, a partir de agora, todo o calendário pré-estabelecido do ano deve passar por uma série de alterações nas próximas semanas.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link