Versão do Instagram sem contador de curtidas começa a ser testada no Brasil

Versão do Instagram sem contador de curtidas começa a ser testada no Brasil

Empresa afirma que medida foi implementada para tornar plataforma mais saudável e menos competitiva

por Matheus Fiore
1553087934553-LIKES

O Instagram constantemente está atualizando sua plataforma para melhor atender às necessidades dos usuários. Nos últimos anos, enormes criações como a seção de story e o IGTV foram importantes para dar maior variedade tanto para quem consome, quanto para quem produz conteúdo audiovisual na plataforma.

Agora, o Instagram implementou uma mudança também drástica, mas que não tem tanto a ver com a expansão de seus negócios: não é mais possível saber quantas pessoas curtiram uma publicação de seu feed. O Instagram removeu – pelo menos por ora – o contador de curtidas, fazendo com que apenas os autores das postagens originais saibam quem curtiu. Anunciado em abril, a atualização foi implementada primeiro no Canadá e chegou hoje (17) ao Brasil.

De acordo com a plataforma, a remoção do contador de curtidas tem como objetivo remover o sentimento de competição que alguns usuários possuem ao acessar o Instagram. A empresa ainda afirma que pretende que a transformação no sistema faça com que as pessoas se atraiam mais pelas histórias contadas pelas imagens e menos pelas curtidas.

Não há informações sobre o tempo pelo qual essa mudança surtirá efeito. O Instagram parece tratar a novidade como teste e escolheu o Brasil como uma das regiões para fazer esse experimento. É possível que, dependendo da reação da comunidade, o contador de curtidas volte. Não há, porém, qualquer previsão para que isso aconteça.

Parte daqueles que trabalham como “influenciadores” reclamaram bastante da novidade. O argumento é que a quantidade de curtidas é um dos elementos que fortalece o engajamento em seus perfis. Agora, qualquer um poderá se apresentar como “influenciador” tendo apenas um grande número de seguidores, algo que muitos conseguem de forma irregular. Já o número de curtiras, porém, era mais difícil de forjar, e representava mais o engajamento entre produtor de conteúdo e público.

A internet reagiu como sempre. Desde piadas sobre influenciadores que não terão mais o mesmo “poder”, até usuários que recebem poucas curtidas comemorando. A maior parte dos usuários, porém, viu a novidade de forma positiva por beneficiar um ambiente saudável em vez de competitivo.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link