Ação da CCE promove micro-inclusão digital dentro da Campus Party
A Campus Party acabou ontem, mas os resultados de uma ação que aconteceu por lá eu só vi com mais calma hoje. A CCE levou para o evento quatro perfis distintos: José, um artesão de máscaras; Sonhador e Peneira, uma dupla de repentistas; Renan, um florista e as costureiras da ONG Retece. Em comum, o fato de todos eles serem desconectados ou, em outras palavras, desprovidos de contato com a Internet e o que ela poderia oferecer para os seus respectivos serviços.
Durante o evento, eles conversaram com alguns campuseiros e aprenderam a ter um monte de perfil nos mais descolados sites das Mídias Sociais. Tiveram ajuda de blogueiros, designers, programadores e afins para aprender a abrir um blog, mexer no Twitter, fazer um folder, montar portifólio virtual, enfim, divulgar o seu trabalho no mundo online.
Todos ganharam equipamentos CCE e aquele que melhor desenvolveu sua presença online durante a semana, o artesão, ainda levou um bônus de R$ 3000,00. Prêmios também foram sorteados entre os campuseiros que se dispuseram a ajudar os desconectados.
A ação pareceu interessante à primeira vista, uma vez que mostrou que conectar-se não é tão complicado assim. Talvez não mostrou isso às pessoas certas (uma vez que a divulgação da ação ficou por conta de blog no Posterous, Twitter, Flickr e outras redes para pessoas minimamente conectadas), mas teve uma intenção legal. Se a CCE tiver bala na agulha, é uma ação para ser levada para fora da Campus Party e executada na raça com diversos pequenos empresários, artistas começando, ONGs, em acordos com Sebrae, selos e gravadoras pequenas, outras ONGs e até com um Criança Esperança da vida. Se ficar só na Campus Party, ficamos com aquela sensação de que é pouco. Tire você mesmo as suas conclusões no site da campanha.
Agora, se um dos ex-desconectados incrementar consideravelmente as vendas, as encomendas ou o reconhecimento por causa desta primeira experiência com a Internet, o esforço terá valido à pena pelo espírito da inclusão digital, mesmo que num universo micro (e ainda que, talvez, não aumente em nada as vendas da CCE). Aos novos conectados, deixo a recomendação: só não vale sair por aí dizendo que é Especialista em Social Media =)