Hate something, change something, make something better...

Hate something, change something, make something better…

por Carlos Merigo
Hate something, change something, make something better…

Quando se fala em comerciais da Honda, o primeiro que vem na cabeça da galera é o famoso e já lendário “COG”. Mas nem só dele vive a comunicação da automobilística japonesa, pelo contrário.

A agência Wieden + Kennedy de Londres já criou diversos anúncios fantásticos para a Honda, e um deles particularmente me agrada mais do que qualquer outro. Não que “COG” não tenha um conceito fantástico, sim, ele tem, mas a radicalização na forma tomou proporções maiores do que sua mensagem. Algo que não acontece com o maravilhoso “Grrr”.

É um comercial simples na concepção, mas genial no resultado. Uma animação bonitinha com uma música engraçadinha. Porém, a idéia e toda a comunicação por trás dessa campanha são absolutamente irrepreensíveis. Uma verdadeira aula de como comunicar sem encher o saco do público e sem parecer petulante.

“Grrr” e todo o material em volta dele foram criados para o lançamento do primeiro motor a diesel da história da Honda. Por anos e anos, a empresa resistiu fervorosamente a esse tipo de motor. Kenichi Nagahiro, engenheiro-chefe de motores da Honda, sempre declarou odiar o diesel e que só concordaria em construir um motor do tipo se pudesse começar do zero.

Assim foi feito. E justamente o ódio de Nagahiro que, além de inspirar a Honda a produzir um motor a diesel melhor, inspirou os criativos da Wieden + Kennedy a criar o comercial “Grrr”.

A premissa do filme quer nos mostrar que o ódio pode ser uma coisa boa. A trilha do anúncio cantada por Garrison Keillor ao som de uma guitarra arranhada fala sobre as alegrias e vantagens de se odiar. E assim a canção diz: “odeie algo, mude algo, faça algo melhor…”

O que vemos é o lindo mundo do ódio, composto por colinas verdes e acentuadas, habitadas por coelhos felpudos, pingüins e flamingos que de repente são invadidos por sujos, poluídos e barulhentos motores a diesel voadores. As máquinas infames espalham destruição pelo tranqüilo lugar.

Porém, os animais resolvem fazer algo para mudar a situação. Eles utilizam o ódio para o bem, e lutam contra os motores. Tacos de beisebol, ovos, cusparadas solares, cenouras que explodem e todo sortimento de armas bizarras são usadas pelos animais, até destruírem a última máquina.

No final, entra o novo motor a diesel da Honda. Os animais celebram e festejam pela máquina silenciosa e limpa, como uma verdadeira recompensa pelo ódio que usaram em favor do bem. Agora há muita alegria no bosque, e as criaturinhas cantam e dançam.

Um modo simples e non-sense de dizer que podemos usar o nosso ódio para mudar as coisas a nosso favor, para transformar o que achamos ruim em algo bom. Parece bobo? Mas o conceito é ideal e o público adorou

O comercial fez tanto sucesso na Inglaterra, que lançaram a música nas rádios como um single e o filme está sendo usado até mesmo como uma ajuda pedagógica em clínicas de reabilitação de drogas, onde a idéia de usar o ódio como uma força positiva para melhorar vidas é muito pertinente.

O conceito foi estendido a diversas outras mídias. Até um game em flash foi criado, onde o jogador controla um coelhinho que transforma coisas odiosas em algo bom. Uma campanha que impacta, empatiza e coloca o consumidor como parte do meio, e não apenas fala: “Esse é o novo motor Honda, menos poluentes, menos isso, mais aquilo…” (lovemarks, lembra?)

A animação foi dirigida pelos consagrados Adam Foulkes e Alan Smith do estúdio Nexus. Inclusive uma banda com o nome de “Be Nice to the Pigeons” foi formada para tocar a canção-tema do comercial.

“Grrr” ganhou até agora Ouro no Epica 2004, o prêmio do Festival du Film Publicitaire de Méribel 2004 na categoria Trilha Sonora e ficou no shortlist do BTAA 2005 – British Television Advertising Awards. Além disso, é considerado um dos favoritos a levar Leões no Festival de Cannes 2005.

Clique aqui (botão direito – Salvar destino como…) para fazer o download do filme em formato .MPG. O arquivo tem 5.40 MB.

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