Transplante de nariz vermelho, transfusão de milk shake…
A Apple já divulgou os vencedores do prêmio Criatividade Digital 2002. Neste ano, o tema foi a os Doutores da Alegria, uma organização que vem prestando um excelente trabalho nos hospitais espalhados por todos esse país, levando alegria e ajudando crianças e jovens internados a, mesmo que paradoxalmente a situação, manterem o bom humor frente a enfermidade. Os caras vem batalhando há anos e sempre tentando conseguir incentivos, nada mais justo do que eles serem escolhidos como tema este ano, caiu como uma luva para o tradicional concurso da “maçã”.
Na categoria Estudantes, o briefing requisitava um anúncio de revista de página simples. Esta foi a categoria que me inscrevi, mas acabei não mandando trabalho nenhum (as idéias estavam excassas e o período de envio terminou…).
Os trabalhos selecionados são realmente excelentes, tem anúncios que você olha e pensa: “Como é que eles tiveram essa idéia?”. Quando pensamos isso de um anúncio, não há dúvidas, ele é quase sempre sensacional. O primeiro colocado é bem legal e tem um trabalho de direção de arte perfeito, mas como idéia gostei mais do segundo lugar, o do comprimido sorridente. Também gostei bastante do eletrocardiograma com os risos.
Na categoria Jovens Profissionais, feito por publicitários que já estão trabalhando em agências, também tem anúncios maravilhosos. Aqui o briefing pedia um anúncio em página dupla. O primeiro colocado realmente mereceu, ótima a idéia da ambulância cor-de-rosa enfeitada com o girassol. O anúncio Funcionário do Mês também foi um dos que mais gostei.
Além de dezenas de outros anúncios em ambas categorias, tem ainda premiação pra Hotsite e Vídeo Digital. Vale a pena fazer uma visitinha no site da Apple e conferir os trabalhos selecionados, tem muita coisa boa por lá: Prêmio Apple de Criatividade Digital 2002 . Vale também uma visita ao site dos Doutores da Alegria.