Campanha da Feira de Livro de Porto Alegre usa clickbait do bem para incentivar leitura
Se você vai perder tempo lendo uma coisa incrível, por que não um livro?
Clickbait no Facebook é algo que até pouco tempo funcionava para levar tráfego para seus sites, e muitos veículos usaram essa tática para aumentar seus pageviews. Uma nova campanha para a 62º Feira do Livro em Porto Alegre também decidiu usar desse recurso, mas de uma forma positiva. Um clickbait do bem, se quiser chamá-lo assim.
Para divulgar a feira, foi criado um site com o endereço newsdaweb.com.br e nele foram incluídos vários supostos artigos com clickbaits incríveis e imperdíveis, prontos para serem compartilhados aos montes em redes sociais. Ao acessar o site, no entanto, a pessoa que clicou no link verá uma mensagem diferente do artigo que esperava.
Os links são vários, com headlines igualmente chamativas e com uma imagem que encaixa bem no contexto. Como por exemplo, “Condôminos processam vizinho por cantar mal“, “Homem abre estúdio especializado em tatuagens de memes” e até “Pílula produzida em laboratório substitui uma refeição saudável“. O site também diz “Leia o que quiser. Só não se esqueça dos livros”.
A campanha começou na semana passada e acompanha também um vídeo, que você pode ver abaixo.
Já a 62º Feira do Livro em Porto Alegre acontece entre os dias 28 de outubro e 11 de novembro. Saiba mais no site oficial.
//CRÉDITOS:
Agência: Bonaparte
Cliente: Câmara Rio-Grandense do Livro
Criação: Camila Loss, Fernando Fernandes, Mariana Ferreira, Pedro Becker, Rosana Reiter e Samir Arrage
Planejamento: Fernanda Kraemer e Louise Schmitt
Atendimento: Ana Rothmund
PR: Isadora Soibelman
Desenvolvimento Front-end: Carlos Rosa
Desenvolvimento Back-end: Rene Berwanger
Mídia: Andréia Wiest
Produção: Fernanda Stapassoli
Aprovação: Diretoria da Câmara Rio-Grandense do Livro
Produtora de Filme: Muchacho
Direção de Cena: Lucas Axelrud
Direção de Fotografia: Edu Rabin
Direção de Produção: Luciana Ruy
Produtora de Áudio: Loop