Google vai criptografar todo o tráfego de dados do Gmail entre seus servidores
Uma forma de garantir a privacidade dos usuários mesmo que o governo esteja espionando
Enquanto a NSA se defende das críticas, dizendo que as empresas de tecnologia sabiam que estavam sendo vigiadas pelo PRISM, o Google resolveu parar de afirmar o contrário e se dedicou a fazer algo em prol dos usuários. Além da conexão segura (HTTPS) passar a ser obrigatória para todos os usuários do serviço de email, a empresa anunciou que todas as mensagens trocadas pelo Gmail estarão criptografadas, inclusive enquanto circularem pelos servidores internos do Google. Essa medida é uma resposta direta à estratégia da NSA de coletar os dados enquanto eles ainda circulavam internamente e, portanto, não possuíam criptografia.
“Isso significa que ninguém poderá saber sobre as suas mensagens, nem mesmo enquanto elas estiverem indo e vindo dos servidores do Gmail – não importando se você está usando um Wi-Fi público ou acessando através do seu computador, smartphone ou tablet”, garantiu o líder de engenharia de segurança do Gmail, Nicolas Lidzborski.
Dessa forma, dá a entender que a NSA poderá até manter o seu aparato de controle sobre as grandes empresas de tecnologia, mas será cada vez mais difícil decodificar o conteúdo das mensagens trocadas pelos usuários.