JUCA Invaders: paródia com games traz provocações de JUCA a outro nível
Devido ao grande número de universitários que freqüentam o Brainstorm #9, trago aqui um “job” realizado pelas mentes brilhantes e desocupadas da ECA-USP, mais especificamente de sua Associação Atlética Acadêmica.
Como muitos estudantes e ex-estudantes de comunicação bem sabem, o feriado de Corpus Christi é sempre o período escolhido para a realização dos pouco esportivos e nada saudáveis Jogos Universitários de Comunicações e Artes, o JUCA. Durante quatro dias, oito faculdades diferentes se enfrentam em partidas emocionantes de (em ordem de importância) pegação, tênis de mesa, futebol, futsal, basquete, natação, tênis, handebol, bilhar, truco, poker, quem agüenta mais cachaça e vôlei.
Num clima de grande animosidade entre os universitários, provocações compõem uma parte importante das atividades. Hinos de glória e de xingamentos à faculdade alheia testam a criatividade de pessoas que poderiam estar trabalhando, criando grandes campanhas, jingles e hotsites para campanhas de marcas ufanisticamente brasileiras, mas preferem gastar boa parte de seu tempo criando a chacota perfeita.
Eu disse hotsites? Nunca antes na história destes Jogos houve alguma das escolas que colocasse tanto empenho na realização de um bom site teaser, hotsite informativo ou coisa do gênero para momento tão importante do ano letivo. Tanto o site oficial dos Jogos quanto o de todas as associações estudantis envolvidas trazem à tona uma lembrança do que foi a Internet em 1998.
Mas os talentosos estudantes da ECA-USP, sobretudo o autor que responde por @boleto, foram além no resgate de referências eletrônicas e encontraram nos anos 80 a interatividade perfeita para passar todo o espírito que o JUCA propõe. O JUCA Invaders nada mais é do que uma paródia bem humorada de um clássico dos videogames, com programação quase competente, mas surpreendentemente boa para estudantes de publicidade, que vai trazer um sorriso no rosto de qualquer um que já tenha encarado o espírito de quaisquer Jogos Universitários.
A não ser, é claro, que você tenha vindo de uma das faculdades chacoteadas. Mas entenda, ainda assim, que estes estudantes trouxeram a chacota a outro nível!