Australianos criam RUMU, jogo protagonizado por robô-aspirador
Uma história do complexo relacionamento entre um robô e uma casa inteligente
Uma versão doméstica do filme “Ex-Machina”, é como poderíamos definir o jogo RUMU. Criado pelo estúdio australiano Robot House, o jogo desafia uma pessoa a assumir a persona de um robô-aspirador, que ganha sentimentos próprios à medida em que precisa resolver alguns segredos escondidos na casa de seus proprietários, toda planejada com um sistema de inteligência artificial que também parece ter vida própria, chamada Sabrina.
O jogo teve como referências jogos como “Firewatch”, além da série da HBO “Westworld” e de filmes como Wall-E e o próprio Ex-Machina, mas os criadores tentaram dar um contorno mais sério à história, com questionamentos sobre os limites entre a atribuição de inteligência própria e de emoções humanas que poderiam existir entre RUMU e Sabrina, ao mesmo tempo em que o jogador descobre várias verdades sobre os proprietários da casa.
“Quando lançamos o RUMU pela primeira vez, houve muito mais comédia do que existe agora”, disse um dos criadores do jogo, Ally McLean, em entrevista ao site americano Mashable. “Era essa narrativa fragmentada em que este robô-aspirador estava tentando subverter o que os donos da casa queriam, desafiando sua mecânica de limpeza enquanto travava guerras com o gato.”, completa.
Assista ao trailer do jogo: