Tesla apresenta seu primeiro caminhão elétrico
Economia gerada com combustível e manutenção seria capaz de pagar o próprio caminhão em pouco tempo
Depois de muitos rumores, a Tesla apresentou seu primeiro caminhão elétrico, o Tesla Semi, que chega com a promessa de rodar até 800 km diretos e carregando um peso de até 36 mil quilos.
O caminhão segue a “tradição” da Tesla de carros autônomos e também pode se autoguiar em rodovias, onde consegue se manter em linha reta.
Outra grande novidade do modelo é a posição central do motorista na cabine do caminhão, diferente da tradicional lateral e semelhante aos carros esportivos. A cabine também apresenta quase 2 metros de altura, possibilitando que uma pessoa fique em pé dentro dela.
Para o motorista, a cabine ainda traz um painel com duas telas touch de 15 polegadas, que mostram informações do caminhão, trajeto, localização, etc. Todas as funções do caminhão são administradas por esse painel.
O Tesla Semi atinge uma velocidade máxima de 105 km/h, mesmo carregado com peso máximo. Sua velocidade vai 0 a 95 km/h em apenas 20 segundos.
Economia
O grande destaque desse caminhão elétrico e que a Tesla faz questão de frisar é a economia que ele proporciona em relação ao combustível utilizado.
O Tesla Semi consome US$ 1,26 a cada 1,6 km. Já um caminhão a diesel gasta US$ 1,51 no mesmo percurso. Parece pouca diferença, mas é a aquela máxima do “de grão em grão, a galinha enche o papo”. Em um trecho de 100 milhas, por exemplo, a economia já somaria 25 dólares.
De acordo com a empresa, os custos equivalem à metade dos gastos com um caminhão movido a diesel. Além disso, por possuir menos sistemas de manutenção, o caminhão também gera uma economia de aproximadamente 200 mil dólares na manutenção geral do veículo ao longo dos anos.
Todas essa economia, segundo a empresa, pagaria o próprio caminhão em um período de dois anos, o que compensaria o investimento. Porém, o preço pelo qual o veículo será vendido ainda não foi revelado.
Embora o anúncio tenha acontecido nesse quase final de 2017, a produção do Tesla Semi começará só em 2019.