John e Yoko em Ação Pela Paz Mundial há 40 anos
Falamos o tempo todo aqui de ações. Muitas delas enviadas para blogueiros, na esperança de plantar uma idéia, uma mensagem e de conseguir resultado.
Acabei de ver pelo Twitter, o @dannyzappa recomendar o Flickr oficial da Yoko Ono.
Como beatlemaníaco não pude deixar passar essas fotos.
Nunca fui favorável as opções que Lennon fez na inclusão da Yoko nos Beatles (tem uma matéria incrível sobre isso na Rolling Stone que está nas bancas), e sempre achei muito estranha essa história toda. Paul é o meu favorito, o grande gênio dos Beatles e da música pop.
Mas é indiscutível que essa ação proposta pelo casal não seja valorizada.
Em 1969, o casal mais comentado do mundo do entretenimento resolveu usar seu alcance pra dar uma chance a paz e mudar um pouco do mundo. Lennon escolheu usar sua projeção pra falar mais alto.
O discurso era sempre politizado, polêmico. Saiam pelados em tudo quando é canto. Chocar fazia parte da mensagem.
Mas essa ação é demais. Linda, forte e importante como tudo o que eles tentaram fazer. Comparada aos modelos ainda praticados hoje, torna-se brilhante.
A imagem abaixo traz a carta, que traduzo integralmente aqui:
Para a Paz Mundial – Outono de 1969
Dr. H. Kumuzu Banda
Presidente
MalawiCaro,
Dentro desse embalagem, estamos lhe enviando duas esculturas vivas, que são acorns (semente da árvore de carvalho) – na esperança de que o senhor as plante em seu jardim e cultive duas árvores de carvalho em prol da paz mundial.
Com amor,
John and Yoko Ono Lennon.
Em maio desse ano, pra comemorar os 40 anos da ação, Yoko enviou 123 caixas iguais a essas aí de cima pra chefes de estado e líderes mundiais, na mesma esperança de que eles plantem duas árvores em prol da paz mundial.
É assim que se usa um mailling.