Nos Estados Unidos, “efeito Trump” aumenta número de jovens pagantes por notícias online
Assinaturas digitais desejam mostrar apoio aos jornalismo do país
Segundo um relatório do Reuters Institute, o número de jovens entre 18 e 24 anos que assinam notícias online nos Estados Unidos subiu de 4% para 18% do ano passado pra cá. Já entre jovens de 25 a 34 anos o aumento foi de 8% para 20%. Somados, os dois grupos representam 30% do mercado total do país.
Como justificativa desse aumento a Reuters vê o “efeito Trump”, que surge a partir do embate entre o presidente e a imprensa nacional.
Em busca de informações consistentes e de qualidade, os jovens têm optado por assinar o material de jornais tradicionais do país. As assinaturas também são vistas como uma forma de apoio à imprensa local.
O The New York Times conseguiu mais de 500 mil novas assinaturas nos seis meses posteriores à eleição de Donald Trump. Já o Wall Street Journal aumentou suas assinaturas digitais em 200 mil.
A título de comparação com o Brasil, a porcentagem total de assinantes de notícias online no país é o mesmo do ano passado, 22% da população.