Facebook usa inteligência artificial para prevenir suicídios

Facebook usa inteligência artificial para prevenir suicídios

Novas ferramentas garantem identificação de possível suicida 30% mais rápido

por Soraia Alves
facebook-suicidio-inteligenci-artificil

Há algum tempo, o Facebook dispõe de uma equipe que monitora os perfis dos usuários e informa autoridades como a polícia ou os bombeiros quando um usuário em questão demonstra estar prestes a cometer suicídio. Essa análise é feita através de relatórios que conseguem definir que a pessoa está em perigo.

Porém, no início de outubro, uma mulher no Alabama iniciou uma live na rede social na qual ela segurava uma faca e estava se despedindo, avisando que iria se suicidar. Nesse caso específico, o Facebook utilizou um sistema de Inteligência Artificial para reconhecer o problema e avisar a polícia, que chegou a tempo no local e conseguiu levar a mulher para o hospital.

Essas ferramentas de Inteligência Artificial na plataforma podem identificar mensagens de texto ou vídeos ao vivo que possuem conteúdo de caráter suicida com uma margem de tempo 30% mais rápido que os relatórios anteriores.

Só no mês passado a plataforma conseguiu identificar mais de 100 casos no mundo todo que exigiram intervenção de primeiros socorros.

As novas ferramentas fazem parte do recente posicionamento divulgado por Mark Zuckerberg, que classifica o Facebook como uma comunidade global que cuida de seus mais de 2 bilhões de usuários.

Há várias maneiras de a Inteligência Artificial funcionar nesses casos, começando por identificar sinais em posts ou lives que sugerem que alguém pode estar pensando em suicídio ou que outros usuários estão preocupados com as intenções suicidas de um amigo ou familiar.

Por isso, a interação com um amigo que apresenta tais tendências é importante, além de, obviamente, ser um apoio real para que a pessoa não se sinta sozinha.

Alguns exemplos de comentários que são considerados padrões pelo sistema são frases como “Você está bem?” ou “Posso ajudá-lo?”.

Quando o sistema identifica posts ou vídeos com esses tipos de frases, ele os envia automaticamente para a equipe de operações do Facebook, e ganham prioridade de análise. E é nessa triagem que a Inteligência Artificial funciona até 30% mais rápido.

Suicídio é problema global

De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde, a cada 40 segundo um suicídio acontece em algum lugar do mundo. Essa é a segunda causa de morte entre jovens de 15 e 29 anos.

Sabendo desses dados e de seu alcance como rede social, o Facebook vem trabalhando em sua abordagem para a prevenção do suicídio nos últimos 10 anos, contando com a consultoria de especialistas como o diretor da National Suicide Prevention Lifeline.

Dessa forma, a plataforma parece criar uma espécie de comunidade de prevenção ao suicídio, que pouco lembra as outras linhas da empresa que focam sempre no lucro comercial.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link