Não, Elon Musk não inventou a Bitcoin
Empresário desmente no Twitter alegações de que teria sido o responsável pela criação da moeda
Teorias da conspiração circulam na internet desde a criação da rede, mas ora ou outra uma acaba ganhando relevância sem motivo maior e algumas pessoas acabam acreditando nela. Foi o caso da teoria que conectava Elon Musk à criação da Bitcoin.
Tudo por conta de Sahil Gupta, um homem que se diz ex-funcionário da SpaceX e que há alguns dias escreveu em seu blog no Medium um post no qual ele cogitava se o poderoso empresário poderia ser também Satoshi Nakamoto, o pseudônimo do criador da famosa moeda virtual que hoje chega a custar dez mil dólares. A lógica de Gupta era relativamente simples, ainda que bem justificada: Musk na época era capaz de inventar a Bitcoin e tinha motivação para tal (era o ano de 2008, e com a quebra da bolsa de valores ele poderia ter ambicionado criar uma moeda que não precisasse de bancos para circular). Além disso, em 2014 ele teria respondido o tweet do usuário abaixo de uma maneira que sugeria que ele talvez fosse o criador da moeda, o que abriu margem para dúvidas nas redes sociais. Você pode ler a teoria completa de Gupta aqui.
@X4NWO Well, now that Satoshi Nakamoto has been discovered, I guess it is case closed … :)
— Elon Musk (@elonmusk) March 14, 2014
Não demorou muito para que alguns usuários recorressem ao Twitter para perguntar a Musk se as alegações de Gupta eram verdade – afinal, tanto o empresário quanto a Bitcoin possuem legiões de fãs similares -, o que levou o dono da SpaceX a desmentir os boatos. Segundo o empresário, ele não só não criou a moeda como também perdeu parte de uma, enviada por um colega há alguns anos:
Not true. A friend sent me part of a BTC a few years, but I don’t know where it is.
— Elon Musk (@elonmusk) November 28, 2017
A identidade do criador (ou criadores) da Bitcoin permanece em mistério, ainda que provavelmente já devam existir aqueles dispostos a provar que Musk está mentindo sobre o fato.