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Empresa chinesa compra 100% da brasileira 99 e mudança deve acirrar rivalidade com Uber
Valor da negociação beira 1 bilhão de dólares
A startup brasileira 99 vendeu 100% de suas ações para a empresa chinesa Didi Chuxing, mais conhecida como “Uber chinês”. O negócio teria sido fechado respeitando o atual valor de mercado do aplicativo, estimado entre US$ 800 milhões e US$ 1 bilhão.
A informação é do Estadão, mas a 99 não fez nenhum anúncio oficial sobre a negociação, alegando que só se manifestará quando oportuno. Segundo apurou o jornal, a compra só não foi anunciada ainda porque os termos precisam ser devidamente finalizados.
A Didi Chuxing já tinha quase 50% das ações do aplicativo brasileiro, depois que investiu mais de US$ 100 milhões no app durante o primeiro semestre do ano passado, enquanto o grupo japonês SoftBank investiu outros US$ 100 milhões.
Com o novo contrato inteiro da Didi Chuxing, qualquer outra empresa deixa de ser acionista do 99.
99 é maior concorrente do Uber no Brasil
Criada pelo paulistano Paulo Veras, o 99 atendia por 99Taxis quando surgiu em 2012. A mudança do nome veio em 2016, quando o Uber já era uma realidade no país desde 2014, e a empresa viu a necessidade de adequar o seu modelo de negócios para se manter relevante na competição.
Atualmente, o app tem mais de 200 mil motoristas cadastrados e 14 milhões de passageiros que utilizam seus serviços.
A transação com a gigante chinesa deve aumentar ainda mais a competição entre 99 e Uber, que segue como líder no mercado de transporte por aplicativos no Brasil.
A Didi Chuxing pretende investir no melhoramento do 99, assim como fez com outros aplicativos rivais do Uber na Europa, Ásia e Estados Unidos, a fim de acabar com hegemonia do Uber.
Entre as melhoras, recursos que utilizam realidade virtual já estão cogitados.