E-Sink: startup japonesa apresenta versão mais desenvolvida de roupa inteligente
Novos modelos focam em fitness e saúde
No ano passado, a startup japonesa Xenoma apresentou sua E-Skin, uma roupa inteligente que transforma o próprio corpo do usuário em um controle de game. Agora, durante a CES 2018, a empresa aproveitou para revelar uma versão mais atualizada e desenvolvida o projeto.
Com 14 sensores em uma camiseta, os movimentos do corpo atuam como entradas de software para jogos e outros aplicativos baseados em movimento. O sistema usa um módulo Bluetooth para transmitir os dados dos sensores para um computador ou smartphone próximo, que executa o software personalizado.
A evolução do projeto não exige o uso de um óculos de realidade virtual, como no modelo anterior.
O jornalista Nick Statt, do The Verge, testou a camiseta inteligente e mostrou o resultado de sua primeira experiência no vídeo abaixo:
A empresa também aproveitou para mostrar dois novos protótipos que envolvem a mesma tecnologia de “roupas inteligentes”, mas com focos em saúde e fitness.
Segundo a startup, os modelos voltados para o fitness acompanharão a forma como o indivíduo se exercita, além de monitorar o organismo através de sensores EKG e analisar o sistema respiratório.
A empresa ainda quer desenvolver um complemento opcional de emparelhamento de produtos como fones de ouvido.
A previsão é que o lançamento oficial da E-Skin aconteça no final de 2018.