OSRAM apresenta carro autônomo com tecnologia de iluminação a laser
Laser infravermelho ajuda motoristas reagirem rapidamente para evitar colisões
A multinacional alemã OSRAM marcou presença na CES 2018, a maior feira e tecnologia do mundo que termina hoje (12/01) em Las Vegas. Entre as inovações que a empresa apresentou está a tecnologia LiDAR, que mede a distância de objetos através do reflexo da luz.
A tecnologia a laser infravermelho permite que os motoristas possam assimilar o ambiente à sua frente em tempo real e, assim, reagir rapidamente para evitar colisões.
O protótipo Eviyos mostrou o primeiro LED híbrido do mundo. Quando um carro vindo na direção oposta é detectado, os pixels apropriados são automaticamente desligados, de modo que o outro condutor não tenha dificuldades de visibilidade.
Os carros também utilizam componentes com biometria, capazes de medir os níveis de estresse dos motoristas e de reconhecer quando estão cansados ou distraídos. Além disso, essa tecnologia pode medir o ritmo do batimento cardíaco e outros sinais vitais para detectar se a pessoa está tendo algum problema emergencial de saúde ao volante.
A OSRAM ainda mostrou que as mesmas tecnologias podem ser aplicadas em outros lugares, como dentro de casa, a fim de impactar positivamente a qualidade de vida das pessoas.