YouTube vai analisar “pessoalmente” vídeos populares antes de liberar anúncios
Mudança deve diminuir a receita de muitos canais
O YouTube tem lançado mudanças quase que diárias em suas diretrizes, a fim de mostrar que está disposto a resolver os problemas que surgem na plataforma em relação aos conteúdos produzidos pelos criadores. Agora, pela primeira vez, a empresa anuncia que analisará manualmente os vídeos de canais bem populares na plataforma antes de liberar anúncios para o material.
Essa “análise manual” significa mesmo uma análise humana, pois as ferramentas automáticas do Google focam na monetização, deixando passar muitos conteúdos que acabam gerando dor de cabeça ao YouTube.
A empresa irá analisar de forma preventiva os vídeos de grande alcance, para garantir que o material atenda às diretrizes favoráveis ao anúncio e evitando que anunciantes acabem tendo suas propagandas vinculadas a materiais com repercussão negativa ou até mesmo casos de escândalo, como o vídeo do vlogger Logan Paul, que fez piada com o corpo de uma pessoa suicida durante sua passagem pelo Japão.
Os anunciantes podem escolher focar anúncios em canais verificados como “Google Preferred”. São esses canais, diz a empresa, que “serão revisados manualmente e os anúncios só serão exibidos em vídeos que forem verificados para atender às nossas diretrizes favoráveis ao anúncio”.
Para os criadores, a mudança atinge o Programa de Parceiros do YouTube (YPP), que recruta criadores populares e oferece as melhores ferramentas para promover os trabalhos e aumentar a monetização do conteúdo.
Especula-se que muitos materiais receberão um corte da receita de publicidade a partir de agora.