O Google lançou hoje no Brasil um aplicativo voltado para mercados emergentes e já disponível em alguns deles. Lançado na Índia no ano passado, o YouTube Go chegou hoje em mais 20 países, incluindo alguns da América Latina e Ásia. Ele permite o download de vídeos para visualizar offline, sem a necessidade de uma conexão.
O app começou bastante modesto e baseado nos feedbacks dos usuários, foram implementadas algumas características como o download de vídeos em alta qualidade e a possibilidade de compartilhar mais de um vídeo por vez. O compartilhamento de vídeos precisa ser necessariamente pelo app do YouTube Go, via conexão Bluetooth ou infravermelho, dependendo do celular.
A experiência do YouTube Go é a mesma do aplicativo normal, incluindo os anúncios em alguns dos vídeos. Isso significa que em vídeos monetizados os usuários poderão ver anúncios antes dos vídeos mesmo que eles estejam offline. Em alguns casos de vídeos compartilhados, não será possível assistir enquanto o celular não se conectar na internet para validar o anúncio antes do clipe.
Uma das desvantagens do aplicativo é que ele não permite o download de vídeos que contenham algum tipo de música protegida por direitos autorais, como por exemplo clipes de música. E outra desvantagem é que ele não permite o envio de vídeos para o Chromecast, mas isso pode mudar no futuro.
Ele chega hoje para Android apenas, na Play Store, não há planos para lançar o aplicativo em outras plataformas por enquanto.