Blogs viraram tablóides
Nos últimos dias, vários membros da blogosfera nacional tem feito um papelão em torno de um dos crimes mais hediondos que se tem notícia. Tudo na intenção de angariar algumas migalhas a mais.
Verdadeiros urubus atrás da carniça, a espreita pela próxima tragédia para publicar um post pega-trouxa em seus blogs.
Não condeno esse tipo de atitude totalmente, desde que embasada por um conteúdo. Mas não sobre isso, não sobre esse assunto. Uma coisa é se revoltar contra a Cicarelli, publicar fotos da Jennifer Aniston nua, pagando um peitinho. Outra, completamente diferente, é explorar esse tipo de acontecimento.
Justo nós, que nos auto-declaramos a revolução da mídia, a democratização da informação, estamos imitando os piores expedientes da mídia televisiva e impressa. Muitos blogs viraram tablóides, atrás do próximo escândalo para “vender” mais edições.
E o pior é que não são só eles. Sempre que acontece algo revoltante assim, aparece algum publicitário querendo tirar proveito e dar uma de bom samaritano: “precisamos fazer alguma coisa”. Sim, precisamos, mas não é com auto-promoção que vamos mudar o mundo.