Este CAPTCHA não quer saber de humanos, só robôs
Humans Not Invited é basicamente um 2048 para hackers e bots
Qualquer pessoa com um provedor de internet já cruzou caminho com um CAPTCHA, o famoso (e muitas vezes chato) verificador automático que distingue humanos de robôs. Ele é usado em todo tipo de lugar no mundo virtual, especialmente em páginas que possibilitam que você crie uma conta mas que ao mesmo tempo não querem bots entrando em seus registros.
A questão é: preencher o CAPTCHA pode ser um tarefa bem insuportável. Ninguém curte realizar um teste que consiste de clicar em quadrados com placas ou carros apenas para confirmar que é um humano e não uma máquina, ainda mais quando você acaba fazendo esta tarefa umas duas ou três vezes ao dia. Afinal, a ideia de você ser um indivíduo é das mais ridículas, e ser questionado de sua existência diariamente pode ser irritante.
É pensando nisso que o site Do Something Good criou uma espécie de paródia funcional do CAPTCHA, uma que só reconhece bots e inteligências artificiais e deixa os humanos de fora. Intitulado Humans Not Invited, a página – que você pode conferir aqui – tem um mecanismo simples: ela apresenta uma aba normal de verificação e pede para que você selecione entre nove quadrados aqueles que possuem um item determinado (como carros ou flores), mas todos estes itens dispostos estão completamente distorcidos por blur. Se você errar (o que é altamente provável), você receberá a simples mensagem abaixo:
Pode parecer apenas uma pegadinha sem solução, mas o sistema na verdade funciona. Embora a esmagadora maioria das tentativas de entrar no “clubinho virtual” vá dar errado, uma ou outra acaba sendo aceita como correta pelo CAPTCHA, que disponibiliza uma mensagem parecida com a de cima e mostra algumas das tentativas erradas, como essa que um usuário recebeu ao passar pela verificação.
De acordo com Damjanski – criador do site – ao Motherboard, Humans Not Invited é uma grande performance online para ele e sua equipe, que estão constantemente encontrando novas maneiras de dificultar o “jogo” aos usuários que ousam se arriscar a tentar desvendar o mecanismo do sistema por meio de bots ou inteligências artificiais mais simples. Em termos leigos, Humans Not Invited é o 2048 dos hackers.