Facebook não está preocupado com a saída dos veículos de mídia da rede social
Empresa afirma que seu papel não é convencer ninguém a ficar na plataforma
A saída da Folha de São Paulo do Facebook não parece ser uma grande preocupação para a rede social de Mark Zuckerberg. A jornalista chefe de parcerias em notícias da empresa, Campbell Brown, afirmou durante sua palestra no Code Media que a decisão da Folha não a surpreende e que o trabalho do Facebook não é persuadir as empresas que não desejam continuar na plataforma.
“Meu trabalho é garantir que haja notícias de qualidade no Facebook e que os editores que desejam estar no Facebook tenham um modelo de negócios que funciona. Se alguém sentir que essa não é a plataforma certa para eles, eles não deveriam estar no Facebook“, disse ela.
A declaração tem um tom mais “treta” do que geralmente o Facebook faz em público.
Brown continuou o discurso afirmando que o futuro do jornalismo é incerto e, por isso mesmo, a experimentação na plataforma é natural. Assim, as empresas de comunicação estão sujeitas a nem sempre terem o retorno que esperam.
Ainda que a audiência do Facebook seja um grande mercado, nenhuma empresa parece ter construído uma grande marca sustentada apenas pela receita de publicidade gerada pelo Facebook.
Apesar da maior dureza nas afirmações da empresa, a mensagem de “fique ou saia” da rede social acaba deixando a expectativa das empresas mais baixas e, exatamente por isso, talvez mais realistas e fáceis de serem atendidas.